Rixa entre Vasco e Flamengo se transforma em livro

01/03/2006 às 02h13 - IMPRENSA

Há quem diga que não é vascaíno, e sim antiflamenguista - a afirmação sai também da boca de rubro-negros em relação aos cruzmaltinos. Mais divertido do que vencer, muitas vezes, é ver o outro sofrer boa derrota. Para enriquecer o repertório de alfinetadas das duas torcidas, serão lançados dia 9 os livros Piadas de sacanear vascaíno e Piadas de sacanear flamenguista.

Os livrinhos são manuais de como diminuir o adversário de maneira bem-humorada. Os deboches começam desde as histórias de fundação dos clubes, das gafes e dos tropeços de cada time.

Piadas de sacanear vascaíno (Para alegria de flamenguista) e Piadas de sacanear flamenguista (Para alegria de vascaíno) mexem com a grande rixa que sempre separou as maiores torcidas do Rio, não só nas arquibancadas mas nas mesas de bar, no trabalho, e onde quer que se esbarrem.

A coleção piadas de sacanear estreou no ano passado, no Paraná, com as edições dos livros Piadas de sacanear coxa-branca (Para alegria de atleticano) e Piadas de sacanear atleticano (Para alegria de coxa-branca), mexendo com as torcidas de Coritiba e Atlético Paranaense, os dois grandes rivais do estado. Depois de Flamengo e Vasco, os novos alvos serão os torcedores de Palmeiras e Corinthians, com os livros dedicados aos dois grandes times paulistas.

Os responsáveis pela diversão das torcidas são os jornalistas Luís Pimentel, editor do Caderno B do Jornal do Brasil, e Dante Mendonça, cronista do jornal O Estado do Paraná. O ilustrador, Solda, é colaborador do Caderno B e chargista diário de O Estado do Paraná.

O lançamento será dia 9, no Salão Carioca de Humor, na Casa de Cultura Laura Alvim. Os livros, de 116 páginas, custam R$ 10.

Fonte: JB Online