Futebol

Roberto Dinamite relembra a rivalidade com o Fla de Zico

É difícil falar sobre o Flamengo de Zico sem lembrar do Vasco de Roberto. No período áureo do clube da Gávea, Dinamite foi o adversário mais respeitado e um dos que mais enfrentou - e incomodou - os rubro-negros. Ele lembra com saudade de um período em que fazia de tudo para tentar vencê-los em campo. E quando o jogo não era contra o Vasco, restava secar o maior rival.

Como na decisão do Mundial Interclubes, por exemplo. Chutando para escanteio a idéia de que o Flamengo representava o futebol carioca em Tóquio, Roberto Dinamite sequer cogitou a possibilidade de torcer para os colegas na final contra o Liverpool.

- Jamais, não dava nem para pensar em tal coisa. Era uma rivalidade sadia, sim, mas daí a torcer para o Flamengo ser campeão, não. Tinha o maior respeito pelos jogadores, mas não chegava a esse ponto - lembra ele.

Poucos jogadores adversários acompanharam tão de perto a formação daquele Flamengo, que viria a conquistar quatro títulos estaduais, três Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial no período entre 1978 e 1983. O ex-camisa 10 vascaíno reconhece a superioridade do rival e ressalta que jogar contra aquele Flamengo era sempre especial.

- Era sempre muito motivante, e ganhar deles era sempre muito bom. Temos que reconhecer que aquele time (do Flamengo) era excepcional, posso dizer que isso fazia até a gente entrar em campo com mais vontade de ganhar. A gente reverencia aquela grande equipe e, ao mesmo tempo, fica feliz de saber que todos os jogadores daquela geração reconhecem não só o Roberto mas o Vasco como um grande adversário. Sempre disputamos com eles e até ganhamos em 82. Nosso time tecnicamente era inferior mas sempre dificultou ao máximo e até valorizou as conquistas do Flamengo - comentou.

Na temporada mais gloriosa da história do Flamengo, o Vasco de Roberto quase impediu que Zico e cia. ganhassem o Estadual. Com gols dele, o time de São Januário venceu os dois primeiros jogos mas foi derrotado por 2 a 1 na terceira partida, que ficou marcada pela invasão de um torcedor rubro-negro, conhecido como Roberto Ladrilheiro, quando o Vasco buscava o empate que valeria o título.

- Com a morte do (Claudio) Coutinho (ex-treinador rubro-negro), o time do Flamengo emocionalmente não ficou muito bem. Conseguimos dois grandes resultados, o primeiro até tranqüilo, 2 a 0, e o segundo num jogo debaixo de chuva. O time do Flamengo era melhor? Era, mas n ós ganhamos duas vezes e poderíamos ter conseguido um resultado melhor, mas aí houve aquele episódio do ladrilheiro - lamentou o ex-craque vascaíno.

Roberto Dinamite se sente feliz por saber que a rivalidade entre Flamengo e Vasco nunca impediu que ele e Zico se admirassem mutuamente. Ele acredita que esse respeito se reflete no comportamento dos torcedores do Rio que, não importa o time para que torçam, até hoje o tratam com carinho.

- A gente jogava no Maracanã para mais de 100 mil pessoas e nunca precisei falar que o Zico era isso ou aquilo, nem ele de mim, para promover o clássico. O mais legal dessa coisa de Vasco x Flamengo é que até hoje, quando encontro na rua torcedores de Vasco, Flamengo e até de outros times, eles falam: \"Você me dava a maior dor-de-cabeça quando ia bater aquelas faltas, mas eu te admiro, você é um cara bacana\". Esses são os valores que você constrói e leva ao longo dos anos - conclui Dinamite.

Fonte: O Globo Online
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir