Categorias de base

Romarinho queria ter sido titular na Copa São Paulo

Romarinho e Matheus eram famosos antes mesmo de apostarem na carreira de jogador de futebol. No caso do filho de Bebeto, 17 anos, atacante do Flamengo, os holofotes vieram quando ainda estava na barriga da mãe. Era para ele a homenagem de Bebeto após marcar um dos gols brasileiros na vitória contra a Holanda, nas quartas de final da Copa do Mundo de 1994.

Na comemoração do “embala-neném”, Romário e Mazinho se juntaram. Romarinho era apenas um bebê na época. Aos 18 anos, o filho do artilheiro do Brasil no Mundial, tenta seguir o passo do pai.

Na primeira vitrine para um jogador, a Copa São Paulo, os dois “herdeiros” se deram mal. Matheus, no Flamengo, e Romarinho, no Vasco da Gama, foram eliminados na primeira fase do torneio que está sendo disputado. Os dois não foram titulares em nenhuma das três partidas dos respectivos clubes.

Atacante como o pai, Romarinho ao menos conseguiu deixar a sua marca. Foi dele o terceiro gol do Vasco na vitória na estreia contra o São Francisco, da Bahia. No terceiro jogo do time, a derrota contra o Taubaté, que decretou a eliminação, ele não saiu do banco de reservas.

“Queria ser titular, claro, mas o treinador preferiu assim”, disse, num tom bem mais humilde que o utilizado por Romário durante a carreira. Se no discurso ele não lembra o atual deputado, nos trejeitos o camisa 20 do Vasco não esconde de quem é filho. Seja o andar, os cacoetes - como coçar a orelha enquanto responde uma pergunta - e até o jeito de falar remetem ao ex-jogador da seleção brasileira.

O físico do filho é que destoa do “Baixinho”. Ele tem 1,85 m, 16 centímetros a mais que o pai. “Mas o meu estilo é o mesmo dele, sim. Ele é baixo, mas fazia tudo o que um atacante alto faz”, diz.

Amigo de Romarinho, Matheus não conseguiu balançar as redes na Copa São Paulo. Na empate contra o São Carlos, que determinou a eliminação do Flamengo na última terça-feira, o filho de Bebeto errou dois gols nos minutos finais da partida. Com 17 anos, o flamenguista ainda poderá disputar a Copa São Paulo do ano que vem. O limite de idade do torneio é de 18 anos.

No Barça, filhos de Mazinho brilham


Outro a se juntar a Bebeto e formar o famoso trio da comemoração do gol contra a Holanda, Mazinho também vê os filhos seguindo a carreira do pai. No Barcelona, Thiago Alcântara é o novo queridinho do técnico Guardiola. Aos 20 anos, o meia foi titular na final do Mundial de Clubes, na goleada de 4 a 0 sobre o Santos.

Já o filho mais moço de Mazinho, Rafael, está no último estágio das categorias de base do clube catalão. Também meio-campista, aos 18 anos ele já disputou uma partida com o time profissional do Barça. Assim como aconteceu com o irmão, que já defendeu a equipe principal da Espanha, Rafael vem sendo convocado para o time sub-18 da seleção local.

Fonte: iG Esportes
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco 3
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 27 (42,86%)
Empates 16 (25,40%)
Derrotas 20 (31,75%)
Total 63
Gols
Marcados 87 (55,06%)
Sofrido 71 (44,94%)
Total 158
Saldo 16
Cartões
Amarelos 123 (91,79%)
Vermelhos 11 (8,21%)
Total 134