Futebol

Romário pode jogar pela Seleção Brasileira durante o Pan

O presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), o empresário mexicano Mário Vázquez Raña, afirmou ontem, no Rio, que o torneio de futebol dos Jogos PanAmericanos de 2007, será disputado na categoria sub-20.

Essas seleções, porém, terão direito a contar com três jogadores de qualquer idade.

No caso do Brasil, poderia atuar, por exemplo, o craque Romário — campeão mundial de 1994 e artilheiro do Vasco, que está em busca do milésimo gol. E além dele poderiam jogar mais dois atletas acima dos 20 anos. Mas, como não é competição oficial da Fifa, clubes europeus não estariam obrigados a liberar os astros.

Perguntado se seria interessante contar com craques brasileiros consagrados como Romário, Vázquez Raña respondeu, fazendo graça: — A intenção do Pan é sempre a de priorizar a juventude.

Mas, por exemplo, a Argentina pode até convocar o Maradona dentre esses três.

O dirigente Vázquez Raña afirmou que chegou-se a cogitar a retirada do futebol do evento, isso porque havia uma impasse entre a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e a Confederação de Futebol das Américas do Norte e Central e do Caribe (Concacaf).

— O Pan no Rio sem futebol é como uma festa sem música.

Este Pan está tendo futebol em homenagem à cidade — declarou o presidente da Odepa, que ontem também esteve com o prefeito César Maia.

O que levou a Odepa a pensar em cancelar a participação do futebol foi a dificuldade de um acordo entre a Concacaf e a Conmebol. A Concacaf defendia um torneio com seleções sub-22. A alegação era de que uma seleção sub-22 faria com que nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, os times que disputaram o Pan se mantivessem.

Tal linha de raciocínio é referendada pela Odepa. Já a Conmebol defendia o torneio com seleções sub-17.

As seleções sub-20 das Américas, porém, têm um Mundial no Canadá, de 30 de junho a 22 de julho, ao passo que o Pan será de 13 a 29 de julho. Com essa coincidência de datas, a CBF terá de tomar uma decisão sobre qual competição irá priorizar com sua equipe sub20. Como membro da Conmebol, que defendia um torneio sub-17, a CBF poderá até manter a posição de enviar jogadores dessa idade.

No feminino, as seleções não terão limite de idade. O Brasil poderá chamar Marta, eleita a melhor jogadora do mundo.

Fonte: O Globo