Futebol

Romário: técnico de pelada há 5 anos

Novidade para muitos, o fato de Romário ter se tornado técnico do Vasco não causa estranheza aos freqüentadores do clube Caça e Pesca, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Há cinco anos, é o Baixinho quem dá as cartas na principal pelada do pedaço. Não só monta os dois times, o que ele joga e o que enfrenta, mas também exige toque de bola rápido. E ai de quem ir contra o comandante Baixola.

- Tem um jogador nosso que costuma prender muito a bola na ausência do Romário. Mas com o Baixinho em campo ou próximo das quatro linhas, ele toca de primeira, sem reclamar. Estamos pensando até em fazer uma camisa com a foto do Romário. Assim, o cara vai sempre ficar com medo e será menos fominha - garante, aos risos, o empresário André Rivetti, que nas horas vagas bate uma bola com o tetracampeão.



Da praia à grama sintética

Amigo do Baixinho há 20 anos, o peladeiro Leonardo Amorin é quem tem o privilégio de dividir a grande área com o atacante do Vasco. Assim como na época em que se conheceram em uma partida de futevôlei no quiosque Viajandão, Leozinho conta que o camisa 11 não é de chamar a atenção dos companheiros. Na verdade, ele impõe respeito só com o olhar.

- O Romário orienta o time, às vezes, sem dar uma palavra. Normalmente, ele entra mudo e sai calado. Apesar de não dispensar o lado gestual. O que não pode acontecer é alguém pisar no calo dele. Aí, sai de baixo - afirma o autônomo, dublê de jogador de futebol, para em seguida mostrar uma placa que é proibido proferir palavrões no local.



Rivalidade familiar

Fundadores da pelada no clube Caça e Pesca, que acontece há 11 anos todas as quintas-feiras à noite, André Rivetti e Leonardo Amorin revelam que o próximo campeonato do time começa no dia 4 de novembro. E o baixinho Romário, lógico, já está inscrito. Com a função não só de marcar gols, mas também de orientar os mais novos.

- Nós já fomos vice-campeões cariocas e vice do Campeonato de Bairros do jornal O Globo. Agora, queremos levantar o caneco da Taça Soçaite da Barra da Tijuca. O Romário tem a melhor média de gols do time, embora o Leonardo tenha mais tentos no currículo, quando o assunto é pelada. Estamos engasgados com o Panela, que nos bateu, por duas vezes, na final - afirma o capitão André, ao se referir ao clube rival defendido pelo palmeirense Edmundo.



Time dirigido pelo Baixinho posa para foto com a tradicional camisa 11 do craque

Fonte: ge
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Audax Italiano Audax Italiano 2
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Brenner 3
Jogos
Vitórias 7 (31,82%)
Empates 8 (36,36%)
Derrotas 7 (31,82%)
Total 22
Gols
Marcados 29 (53,70%)
Sofrido 25 (46,30%)
Total 54
Saldo 4
Cartões
Amarelos 39 (88,64%)
Vermelhos 5 (11,36%)
Total 44