Política

Romário votará contra PL que prevê quitação de dívidas dos clubes

O deputado federal Romário (PSB-RJ) declarou na manhã desta quarta-feira em Brasília que votará contra o projeto do governo federal que pretende oferecer facilidades aos clubes para que paguem as dívidas com a União.

Romário, que é presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, que já tendia a se opor ao projeto, afirmou:

- Posso dizer que agora que sou 100% contra este anteprojeto, especialmente depois da inserção das federações e confederações.

Romário fez o pronunciamento num evento da comissão para a apresentação do projeto, que pretende permitir que os clubes descontem de sua dívida com a União os investimentos que fizerem em esportes olímpicos e na inclusão social das comunidades carentes.

O anteprojeto redigido inicialmente pelo deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), um metalúrgico que virou parlamentar e depois dirigente esportivo. Hoje ele é sócio do presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, e um dos vice-presidentes regionais da própria FPF. Desde o fim do ano passado, o Ministério do Esporte abraçou a proposta e o transformou num anteprojeto de medida provisória, cujo nome oficial é Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos, e foi apelidado de “Proforte”.

Depois de apresentado, o projeto terá de passar pelo Congresso. Se for proposto como medida provisória, será analisado por uma comissão conjunta da Cãmara e Senado.

Fonte: Coluna de Prima - Lancenet
  • Sábado, 08/11/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Juventude Juventude 3
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 19/11/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
  • Domingo, 23/11/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Sexta-feira, 28/11/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 21 (33,87%)
Empates 19 (30,65%)
Derrotas 22 (35,48%)
Total 62
Gols
Marcados 86 (52,12%)
Sofrido 79 (47,88%)
Total 165
Saldo 7
Cartões
Amarelos 133 (94,33%)
Vermelhos 8 (5,67%)
Total 141