Futebol

Romulo fala sobre torcedor, Copa do Brasil, rival e o que esperar do volante

Campeão da Copa do Brasil de 2011 com o Vasco, de volta ao clube após 9 anos, Rômulo, aos 30 anos, ressalta o aprendizado que adquiriu fora. Em entrevista exclusiva ao Esporte News Mundo, o volante destacou a diferença que encontrou no Vasco atual e o principal objetivo da temporada.

– Essa experiência esses anos fora serviu de muito aprendizado na minha vida. Sempre tive o Vasco como o time do meu coração. Chego no Vasco diferente, com uma estrutura boa, planejamento bom e que com fé em Deus vamos concretizar para estar de volta á Série A. Vamos começar a trabalhar a partir de agora para comemorar no final do ano.

Além do principal objetivo, Rômulo também falou sobre como foram as negociações para retornar ao gigante da colina, o projeto que foi apresentado a ele e o seu papel como volante mais experiente do elenco.

– Tudo aconteceu muito rápido. Parabenizar toda a diretoria por tudo ter ficado em sigilo, nada saiu pra imprensa a não ser quando tudo já estava resolvido. É um projeto audacioso que estamos querendo conquistar coisas grandes, inclusive o principal objetivo é voltar á primeira divisão. Buscar também uma Copa do Brasil, porque não? O tamanho do Vasco ninguém consegue imaginar. Sempre tem que estar brigando por títulos e a gente que está vendo o trabalho aqui dentro não pode duvidar. A minha vinda pra cá é pra ajudar não só dentro de campo, mas também, a garotada ali tirando as dúvidas, passando confiança e tranquilidade para jogar o futebol deles tranquilo e deixar essa parte de cobrança pra gente.

O volante ao ser questionado sobre a reformulação que passou em 2011 analisou fazendo comparativos com a atual, além disso, destacou a importância de assumir a responsabilidade para deixar os mais jovens confortáveis.

– Acho que sim, o planejamento é parecido. Agregar a experiência com os jovens da base que estão vindo muito bem. Creio que estamos no caminho certo e nós mais experientes estamos buscando ajudar os garotos que estão subindo, passando confiança e tranquilidade para que possam apresentar seu bom futebol e ajudar a gente no decorrer do ano.

– Está sendo de aprendizado até para mim. No dia a dia vejo a qualidade da garotada e no meu tempo jogava ao lado de duas feras, ás vezes me sentia nervoso na partida por estar jogando ao lado de Felipe e Juninho Pernambucano e agora é o contrário. Eu sou um pouco mais experiente e do meu lado tem jogadores mais jovens, longe de ter a qualidade do Felipe ou Juninho, mas no que depender de mim vou procurar ajudar da melhor maneira possível.

O Vasco na temporada vem sofrendo com a bola parada e a falta de um volante de mais estatura. Rômulo ao ser questionado sobre as suas características atuais, destacou as diferenças de 9 anos atrás e ainda ressalta o treinamento na bola aérea.

– Quando temos 18 ou 19 anos estamos começando no futebol e tem aquela vontade absurda. Não é que não tenha agora, mas 9 anos mais experiente acaba aprendendo coisas no futebol que com 20 anos não tinha. Agora pode ter um pouco mais de inteligência nos jogos, menos afobação e procurando estar sempre bem posicionado na parte tática, que o professor fala muito sobre e aprendi bastante nesse tempo fora. Estar agregando nessa questão da experiência, é claro que não vou estar correndo pra lá e pra cá como antigamente, mas vou estar ajudando sempre com muita determinação e garra. Acho que esse ano com a força da juventude e a experiência temos tudo para conquistar coisas grandes.

– Por ter uma maior estatura que os demais aproveito para trabalhar muito essa bola aérea, desde novinho sempre procurei trabalhar bastante. Sofremos desde o inicio da temporada alguns gols de bola parada, mas falta de trabalho não está sendo. A gente trabalha bastante isso e acho que com a ajuda de todos com posicionamento e comunicação a gente vai estar melhorando.

Para o torcedor subir de divisão é uma obrigação e ao ser questionado sobre Rômulo reafirma o caminho e planejamento que está sendo traçado. Porém ressalta a necessidade de atenção e humildade para garantir o acesso.

– Acho que pela grandeza do clube e por tudo que o clube representa para a maioria dos torcedores, creio que sim. Aqui dentro a gente sabe que é um campeonato muito difícil que vamos ter que batalhar muito, porque tem vários outros times que vem forte também. Necessário manter os pés no chão e vamos com humildade, trabalhando jogo a jogo, ponto a ponto, porque lá na frente esses pontos que a gente perde faz muita falta. Mas acho que estamos no caminho certo, trabalhando muito essa questão de entrosamento que vem melhorando, pra no final do ano trazer o Vasco de volta á primeira divisão.

O início promissor do trabalho de Marcelo Cabo também foi assunto e o volante analisou a forma de trabalho do técnico cruzmaltino e a inteligência no entendimento tático.

– Vejo o trabalho do Cabo muito bem feito, é um cara que tem um jeito próprio de ser e escuta bastante. Na hora que tem que cobrar chega junto, aqui nos treinamentos também cobra e conversa. É um cara muito inteligente que na hora da partida e dos treinamentos vê ali os pontos que estão faltando pra equipe melhorar e ensina muito. Tem tudo pra crescer ainda mais, é muito inteligente e tem esse diálogo muito bom com os jogadores. Sem dúvida nenhuma vai nos ajudar bastante.

CONFIRA OUTRAS RESPOSTAS

Relação com o torcedor

– Torcedor vascaíno faz muita diferença, é muito carinhoso e está junto com o time. Acho que na hora que o time mais precisa, o torcedor tá ali junto para apoiar até o final. Acho que a falta do torcedor em São Januário vai ser sentida, mas precisamos entender o momento que estamos passando, período muito difícil. Mas a saudade que dá de ver a torcida ali cantando e nos apoiando é muito grande e eu particularmente sinto muita saudade disso.

Copa do Brasil

– A Copa do Brasil é um pouco diferente, você tem que saber jogar. São jogos decisivos de 180 minutos que não se define apenas um jogo. Eu lembro que em 2011 a gente sempre falava do adversário seguinte, falar só sobre ele, sem pensar lá na frente sem nem ter feito nossa parte aqui atrás. Tem que ser assim, jogo a jogo com estratégias boas e sem vacilar em casa, porque fora é sempre mais difícil. Estamos sempre com esse pensamento e intuito de continuar seguindo fase a fase e se Deus quiser na final buscando outro título.

Passagem pelo Flamengo e reação da torcida

– Não, claro que alguns torcedores ficam chateados por eu ter um história bonita aqui no Vasco, mas o Vasco foi o clube que sempre tive carinho enorme, sem faltar respeito com o clube. Deixei bem claro que é o clube que tenho um sentimento diferente, sentimento de paixão. Acho que isso a gente deixa um pouco de lado, já estou de volta ao Vasco e quero pensar em conquistar coisas grandes. Sem dúvidas trazer de volta a equipe á primeira divisão, lugar de onde não deveria ter saído.

Partida especial e Gols marcantes

– Os mais especiais pra mim foram em 2010. A gente vinha nessa reformulação e estávamos numa situação difícil, brigando na parte de baixo e me lembro de um jogo contra o Barueri que era Grêmio Prudente na época, que fiz dois gols na partida com dois passes do Felipe e depois daquele jogo a gente já se livrava e não caía mais. Dois gols importantes que deram um alívio muito grande pra gente. A partida foi aquela contra o Fluminense que o Bernardo fez o gol no finalzinho e levamos pra última partida o Campeonato Brasileiro de 2011.

O que esperar do Rômulo?

– Do Romulo pode esperar muita entrega. Até brinquei com o Ricardo sobre algo que ele postou e era interessante, ás vezes pode faltar a parte técnica, mas da minha parte nunca vai faltar dedicação, entrega total e raça pra ajudar o clube. A expectativa é estar fazendo bons jogos pra mostrar bom futebol para os torcedores e conquistar o título da Série B.

Fonte: Esporte News Mundo
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir