Neste sábado, na partida contra o ABC, em Natal, o Vasco atingirá a marca de 35 escalados como titulares nesta temporada. Um número alarmante para quem mudou demais de cara e não conseguiu ter um time.
Conheça o blog Caldeirão Cruz-Maltino no ESPN FC, clique aqui.
O duelo contra o Alvinegro Potiguar será o 39º do clube em 2014. Ou seja, há quase um titular por jogo disputado. O 35º alinhar pelo Gigante da Colina será o meia-atacante Lucas Crispim, que atuará no lugar de Thalles, cedido à seleção sub-20 para a disputa de um torneio na Espanha.
Na temporada, apenas Luan ultrapassou a barreira dos 30 jogos, atuando em 34 oportunidades. O zagueiro, no entanto, virou reserva com o retorno de Rodrigo, já que Douglas Silva, homem de confiança de Adílson Batista, virou um dos donos de posição na linha defensiva.
Dos atletas que já começaram jogando em 2014, seis não estão mais no clube: Abuda, Danilo, Fellipe Bastos, Bernardo, Reginaldo e William Barbio. Além deles, Éverton Costa está afastado por causa de problemas cardíacos, enquanto Lorran, Yago e Marquinhos do Sul voltaram para o time júnior.
Além de Crispim, outros cinco jogadores do elenco profissional ainda não foram titulares em alguma partida oficial: Rafael Copetti, Jordi, Anderson Salles, Kadu Fernandes e Jhon Cley.
O preocupante é que, em momento algum o vascaíno soube de cor o time titular. Amanhã, conforme o técnico já antecipou, jogarão Martín Silva, Carlos César, Rodrigo, Douglas Silva e Marlon (que substitui o suspenso Diego Renan); Aranda (que joga no lugar do também suspenso Guiñazu), Fabrício, Dakson e Douglas; Lucas Crispim e Kleber.
Puxando pela memória, você consegue se lembrar de quantos desse time estavam entre os titulares na primeira partida da temporada, contra o Boavista, pelo Carioca? Só um: Rodrigo.
No empate em 1 a 1 com o time de Saquarema, Adílson escalou Diogo Silva, André Rocha, Luan, Rodrigo e Marlon; Guiñazú, Abuda e Fellipe Bastos; William Barbio, Edmilson e Reginaldo. Com relação ao time que estreou na Série B contra o América Mineiro, por exemplo, são sete mudanças.
E com a bola que o cruz-maltino vem jogando, é de se esperar ainda mais mudanças acontecerão, até que Adílson Batista encontre o melhor time possível - ou menos pior!? - para o Vasco.
Titulares na temporada e número de partidas iniciadas:
Martín Silva - 26
Diogo Silva - 12
André Rocha - 27
Carlos César - 5
Luan - 34
Rodrigo - 22
Douglas Silva - 12
Rafael Vaz - 7
Jomar - 2
Diego Renan - 26
Marlon - 14
Henrique - 2
Lorran - 1
Guiñazu - 21
Pedro Ken - 19
Aranda - 18
Fabrício - 12
Fellipe Bastos - 22*
Danilo - 7*
Abuda - 1 *
Douglas - 28
Montoya - 8
Dakson - 6
Bernardo - 4*
Edmílson - 21
Thalles - 16
Éverton Costa - 8
Kleber - 6
Yago - 5
Marquinhos do Sul - 3
Rafael Silva - 3
Guilherme Biteco - 2
Reginaldo -12*
William Barbio - 7*
* Já não fazem parte do elenco