Futebol

Roth aposta na marcação para sair da crise

Na lanterna do Campeonato Brasileiro, o Vasco precisa reagir o mais rapidamente possível, uma vez que o time aparece estacionado com três pontos e ainda não ganhou na competição. Na visão do técnico Celso Roth, para começar a mudar essa realidade é preciso melhorar o sistema defensivo, o mais vazado, com 14 gols sofridos, média que se aproxima de dois por jogo. O treinador procurou focar nesta questão nas poucas atividades que teve tempo de realizar antes do clássico do próximo domingo, às 18h30, contra o Flamengo, na Arena Pantanal, pela nona rodada da competição.

O Vasco foi muito elogiado pelo setor defensivo no Campeonato Carioca e a parceria Rodrigo/Luan se mostrou muito eficiente até o Brasileirão começar. Muito também pela proteção dada pela dupla de volantes composta pelo argentino Pablo Guiñazu, tido como um cão-de-guarda, e Serginho. Porém, com o Brasileirão o desempenho saiu do eixo. O time começou sem sofrer gols nos empates por 0 a 0 com Goiás e Figueirense. Depois o 1 a 1 com o Internacional também não comprometeu o setor.

A partir da derrota de 3 a 0 para o Atlético-MG que o setor começou a sofrer mais. Vieram derrotas por 3 a 0 para Ponte Preta, 2 a 0 para Atlético-PR, 3 a 1 para Cruzeiro e 2 a 1 para Sport. Em nenhuma partida o Vasco conseguiu, por exemplo, sair na frente no marcador.

"Sabemos que é muito importante um time ter um esquema defensivo sólido para conseguir ganhar seus jogos. Pois se ele não sofrer gols com certeza estará bem mais perto de um resultado positivo",  disse Roth.

Como a grande parte das atividades da semana está sendo sem a presença da imprensa, não há como precisar a escalação do time que vai medir forças com o Flamengo. Apesar disso, existem algumas tendências. Após ver seu Uruguai ser eliminado na Copa América, o goleiro Martin Silva reaparece na vaga de Charles. Já o zagueiro Luan, suspenso por ter sido advertido com o terceiro cartão amarelo diante do Sport, cede o posto a Anderson Salles.

Assim o esboço de time para domingo teria: Martin Silva, Madson, Anderson Salles, Rodrigo e Christiano; Pablo Guiñazú, Serginho, Jhon Cley e Emanuel Biancucchi; Duvier Riascos e Gilberto. Neste sábado a delegação segue para o Mato Grosso.

Em seu perfil em uma rede social o Vasco rebateu as declarações de dirigentes do Flamengo que disseram temer o árbitro Heber Roberto Lopes, sorteado para apitar o clássico de domingo. O clube se posicionou afirmando: "Flamengo falar de arbitragem...É muita cara de pau!!!".

Rodrigo Tostes, integrante do Comitê Gestor de Futebol do Flamengo, disse em entrevista ao jornal "O Globo" que o Flamengo estava preocupado com a arbitragem e citou algumas partidas que o clube foi prejudicado, como a derrota de 2 a 1 para o Avaí, quando o seguindo gol dos catarinenses foi originado após a bola sair de campo antes do cruzamento para a área.

Os flamenguistas, inclusive, reclamam até hpoje do pênalti que deu a vitória ao Vasco no confronto entre as duas equipes pelas semifinais do Campeonato Carioca. No ano passado, porém, o Rubro-Negro se sagrou campeão diante do mesmo Vasco graças a um gol em impedimento anotado nos acréscimos do segundo tempo.

Fonte: Gazeta Esportiva
  • Quinta-feira, 12/06/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    São Paulo São Paulo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Sábado, 12/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Terça-feira, 15/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana Estádio Olímpico Atahualpa
  • Sábado, 19/07/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 22/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
  • Quarta-feira, 30/07/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Copa do Brasil Rei Pelé
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 12 (34,29%)
Empates 10 (28,57%)
Derrotas 13 (37,14%)
Total 35
Gols
Marcados 44 (53,66%)
Sofrido 38 (46,34%)
Total 82
Saldo 6
Cartões
Amarelos 76 (97,44%)
Vermelhos 2 (2,56%)
Total 78