Com a vitória do Santos sobre o Juventude, na última segunda-feira, 04, no Morumbis, o Vasco entrou na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com 15 pontos, a equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz tem três pontos a menos do que o Vitória, primeiro fora do Z4. No entanto, o Vasco tem mais vitórias e ficaria à frente do rubro-negro baiano em caso de igualdade de pontos.
Apesar disso, a questão é bastante complicada e o cruzmaltino já começa as primeiras contas para se afastar da zona de rebaixamento. Com base nos matemáticos especializados no Campeonato Brasileiro, um clube precisa fazer pelo menos 45 pontos para escapar do rebaixamento. Desse modo, o Vasco precisaria de mais 30 pontos até o final do Brasileirão. A equipe ainda tem mais 22 jogos a disputar.
Conforme os cálculos matemáticos, o Vasco tem, neste momento, 43,2% de chance de rebaixamento. Assim, a equipe teria que melhorar o seu rendimento dentro do Campeonato Brasileiro para evitar a queda. O ideal é chegar a pelo menos 45% de aproveitamento até o final do Brasileirão. No momento, a equipe consegue somar 31% dos pontos disputados.
A base do Vasco para evitar a queda é conseguir um aproveitamento semelhante ao que o São Paulo tem no momento. O time comandado pelo técnico Hernán Crespo está na oitava colocação do Campeonato Brasileiro, com 25 pontos. São 18 jogos, com seis vitórias, sete empates e cinco derrotas. O aproveitamento total do São Paulo chega aos 46%.
Até aqui no Campeonato Brasileiro, dez equipes estão com um aproveitamento superior aos 45% que o Vasco necessita até o final. Ou seja, o time comandado por Fernando Diniz precisa evoluir e se colocar entre as dez melhores campanhas do Brasileirão até o final para evitar um novo rebaixamento. No momento, o Vasco tem a 17ª melhor campanha da competição.