Antes de mais nada, o Vasco está muito próximo de anunciar mais um reforço de peso para a sequência temporada. A diretoria chegou a um acordo verbal com o zagueiro Carlos Cuesta, de 26 anos, que pertence ao Galatasaray, da Turquia.
A Agência RTI Esporte apurou que o defensor colombiano aceitou manter o mesmo salário que recebe na Turquia. Atualmente, ele embolsa 135 mil euros (R$ 850 mil, na cotação atual) por mês e com cláusulas de metas esportivas que podem elevar o valor.
O acerto com o jogador é um passo importante para reforçar o setor defensivo, prioridade para a comissão técnica. Carlos Cuesta já havia despertado o interesse de outros clubes, mas optou por dar preferência ao projeto esportivo apresentado pelo Vasco.
Um dos pontos decisivos foi a recusa do atleta em atuar no futebol russo, o que afastou a concorrência do Spartak Moscou, que também estava de olho em sua contratação desde a abertura da janela de transferências. Isso porque a família não deseja se mudar para o Leste Europeu por causa do confliton entre Rússia e Ucrânia.
Ainda segundo apurou a reportagem, diretoria agora foca as negociações diretamente com o Galatasaray. O objetivo é chegar rapidamente a um entendimento para liberar o atleta e viabilizar sua vinda ao Rio de Janeiro ainda nesta semana.
O clube turco, no entanto, busca receber compensação financeira para liberar o defensor antes do fim de seu contrato. O zagueiro colombiano possui contrato até junho de 2028 com o Galatasaray. O Vasco, por sua vez, aposta no desejo do jogador de atuar no Brasil.
Carlos Cuesta, por outro lado, vê com bons olhos a oportunidade de se transferir para o Clube de São Januário e entrar no radar do técnico da Seleção Colombiana, Jaime Lozano, especialmente com a Copa do Mundo de 2026 no horizonte.
Antes de tudo, Admar Lopes, diretor esportivo do Vasco, considera a negociação complexa, mas acredita em um desfecho positivo. A contratação de Carlos Cuesta pode acelerar a saída de João Victor que negocia transferência para o CSKA, da Rússia.
O Galatasaray, que contratou o colombiano em 2021, reconhece o valor de mercado do atleta e só tem interesse em uma negociação desde que seja definitiva. Revelado pelo Atlético Nacional, o zagueiro, antes de atuar pelo Galatasaray, defendeu o Genk, da Bélgica.