Antes de mais nada, Lucas Oliveira entrou em campo na vitória contra o Santos pelo Campeonato Brasileiro, mas a participação não altera seu futuro. O zagueiro foi avisado de que está fora dos planos Vasco e pode procurar um novo clube no mercado da bola.
A Agência RTI Esporte apurou que o estafe do jogador recebeu notificação do clube. Agora, os representantes trabalham em busca de um destino ainda nesta janela de transferências. A utilização diante do Peixe acabou sendo uma decisão pontual de Fernando Diniz do que uma retomada de espaço.
O treinador precisou recorrer ao defensor por conta das opções reduzidas para a posição. Apesar disso, a diretoria vascaína manteve a decisão de liberá-lo. Com a contratação de Robert Renan, jogador passou a ser a última opção para o setor defensivo.
O uruguaio Mauricio Lemos se encontra na mesma situação. Contratado por empréstimo junto ao Atlético-MG, ele também não convenceu a comissão técnica. Assim como Lucas Oliveira, o defensor também recebeu aval para negociar com outras equipes.
Ainda segundo apurou a reportagem, a perspectiva de continuidade de Lucas Oliveira são nulas. Nesse momento, o clube sinalizou que não mudará de ideia. O caso de Mauricio Lemos também vem sendo tratado com a mesma firmeza pelo Vasco.
A eventual saída dos dois abre espaço para que o Vasco busque reforços pontuais no setor. A diretoria tem monitorado o mercado em busca de zagueiros com características que se encaixem no estilo de jogo da equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz.
O desafio do Vasco agora é encontrar interessados. Recentemente, Lucas Oliveira recusou ofertas do Santos e Sport. Apesar disso, a diretoria sabe que o mercado brasileiro ainda pode oferecer alternativas, mas também considera liberar os atletas para clubes do exterior.
Até quando vai o contrato de Lucas Oliveira no Vasco?
Antes de tudo, Lucas Oliveira chegou o Vasco em janeiro de 2025, após passagem destacada pelo Kyoto Sanga, do Japão. A diretoria vascaína chegou a um acordo com o Cruzeiro que manteve 30% dos direitos econômicos na negociação.
Desde que foi contratado pelo clube, o jogador de 29 anos disputou apenas oito partidas. Nesse ínterim, foram dois jogos na Copa Sul-Americana, um no Campeonato Brasileiro e cinco no Campeonato Carioca. O vínculo do atleta expira em dezembro de 2026.