Imprensa

Áureo Ameno conta histórias curiosas sobre sua ligação com o Vasco (foto)

Continuando a série de entrevistas com os grandes comunicadores do esporte brasileiro, é a vez de Aureo Ameno: Jornalista, radialista, advogado, professor universitário, exerceu mandato de vereador e apresentou a criação do bairro Vasco da Gama. Ele ainda foi redator e produtor do Reporter Esso, chefe de jornalismo da Rádio Globo, estagiário na BBC de Londres, redator da United Press, professor de Comunicação, Doutor em Direito Penal. Atuou nas Rádios Globo, Tupi e atualmente na Radio Haroldo de Andrade e no CNT (Mesa Redonda), Produtor jornalístico e comentarista esportivo.

Se não bastasse isso tudo, Aureo Ameno é um dos mais irreverentes comentaristas esportivos, e é conhecido pela grande paixão que tem pelo Vasco da Gama.

Confira a entrevista!

Como você classifica a atual fase (anos 2000) do Vasco?

Eu vejo o vasco em crise. Isso porque, desde 1945, tenho visto o meu time disputar e ganhar títulos importantes. Um Vasco grande dentro e fora do campo. Muitas vezes, base de seleções brasileiras. Há quanto tempo a gente NÃO DISPUTA um título importante? Não estou nem falando em GANHAR que ja foi rotina na história do clube. Mas, pelo menos, disputar. Até o ano 2000, os nossos times honraram a História do Vasco. De lá pra cá, não.

Pra você, quais são os três maiores ídolos (jogadores) da história do Vasco?

Ademir Menezes, Roberto Dinamite e Edmundo.

Qual a sua opinião sobre a gestão (ou as gestões) do Sr. Eurico Miranda?

Quando cuidava apenas do futebol o Eurico foi útil ao Vasco. Ganhamos muitos títulos. Mas, na presidência, não corresplodne à expectativa. Criou muitas áreas de atrito e quem paga por isso é o Vasco. Não há patrocínio, jogadores não chegam a se fixar no clube, os times não estão à altura da nossa tradição. Acho que já está na hora de surgir novos dirigentes.


Você concorda que o técnico não deva participar da escolha de reforços, e que esta responsabilidade seja apenas da diretoria?

Claro que o técnico tem de participar das contratações. A não ser quese trate de um fora de série: Ronaldinho Gaucho, Messi, por aí. Mas para armar um bom time o téncico tem que opinar. Mesmo porque entendo o técnico como autor de um projeto. E um projeto não dura apenas um ou dois anos.

Qual a sua seleção de todos os tempos do Vasco?

Minha seleção do Vasco de todos os tempos, claro, sem obedecer a qualquer formação tática. Os melhores jogadores a começar pelo goleiro, zagueiros, meio campo e atacantes, além de laterais. La vai: Barbosa, Augusto, Mauro Galvão, Mazinho, Danilo, Juninho Pernambucano, Ipojucan, Edmundo, Dinamite,Romário e Ademir. E sai da frente porque não tem pra mais ninguém...

Defina com uma palavra para cada um Romário e Edmundo.
Romário: GÊNIO - Edmundo: VASCOOOOO

Fale um pouco sobre a criação do bairro Vasco da Gama.

Algumas pessoas em São Cristóvão me acusaram de desfiguar o bairro quando criei, por lei, o bairro Vasco da Gama. Procurei mostrar que dentro de Copacabana existe o Bairro Peixoto, o Leme, que não descaracterizam nada. Jacarepaguá e Ilha, por exemplo, são bairros repletos de outros bairros. E mais, 0 Vasco passou a ser a grande referência de São Cristóvao. Essas pessoas me pressionaram, me procuraram na Câmara. Cheguei a brigar com algumas delas que dizam que o Vasco não representava nada para o bairro. Isso me deu mais força para criar o bairro. Uma homenagem ao nosso Vasco, um monumento que pode dar o seu nome ao bairro em que se encontra. Foi uma das melhores coisas que fizna Câmara Municipal. Como também o nome de Dulce Rosalina que dei a uma rua paral ela ao estádio do Vasco (antiga rua da Caixa Dágua) em homenagem à grande dama das arquibancadas.

Conte pro pessoal do Blog alguma história curiosa que envolva o sr. e o Vasco da Gama.

Eu destaco dois fatos importantes que meus olhos viram com relação aoVasco. O gol do Edmundo na preliminar de um jogo com o Botafogo. Fo ia a estreia dele na equipe de juniores. Pegou a bola na defesa do Vasco e saiu driblando o time do Botafog inteiro, entrou no gol com bola e tudo. Pena que era premilinare por isso não foi filmado, quem viu os famosos gols do Maradona e do Messi pode acreditar: nem de perto se paecem coma obra prima do Animal. E o gol mais importante doVasco foi o do Cocacada, na decisão do campeoanto de 1988. Entrou no finalzinho, fez o gol da vitoria, tirou a camisa e foi expulso. O inesquecível...No dia seguinte enviei dezenas de cocadas a torcedores do urubu...Alias, só eu não. Esgotaram-se os estoques de cocadas nas padarias do Rio...

Fonte: Blog do Garça - Rafael Bonnard
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir