Futebol

Saber suas limitações e forças é a arma do Vasco, diz Cristóvão

Recuperado de artroscopia no joelho, Felipe já voltou a treinar com bola mas o Vasco não tem porque apressar seu retorno. Com as opções de Juninho Pernambucano e Diego Souza para levar o time do meio para o ataque, amanhã contra o Cruzeiro em Sete Lagoas, o técnico Cristóvão Borges terá que trocar a velocidade por um ritmo alternativo. Sem Éder Luís, que sofreu lesão muscular no empate em 1 a 1 anteontem com o Atlético-GO, o líder do Brasileiro perde seu principal atacante e a vocação de jogar em profundidade pela direita.

Opção imediata, mesmo que com característica diferente, Bernardo não pode ser aproveitado por exigência do time mineiro que o emprestou ao Vasco.

— Teremos que buscar outra alternativa que facilite para o Diego e o Élton — disse Cristóvão, dando a entender que os dois farão a dupla de ataque, embora haja ainda a possibilidade da entrada de Leandro, com Diego e Juninho vindo de trás. — Já passamos por muitas dificuldades, essa vai ser mais uma pedreira.

Mais do que a frustração pela chance perdida de se distanciar na liderança, o empate de anteontem deixou torcedores preocupados pela atuação do time, que mostrou-se incompetente para decidir o jogo e frágil ao ponto de correr o risco de perdê-lo.

Entre ser líder e o melhor time do campeonato, há uma distância que Cristóvão começa a vencer na base da conversa.

— A grande sensibilidade do nosso grupo foi saber das limitações e onde é mais forte. Conversamos muito para deixar isso bem demarcado e para fortalecer nossas virtudes. É assim que vamos conseguir — disse o técnico, ciente de que os tropeços fazem parte da caminhada. — Pelo equilíbrio do campeonato, a gente vai oscilar mesmo. Ninguém conseguiu desgarrar e vai ser assim até o fim.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Coluna do Fernando Calazans - Jornal O Globo
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    São Paulo São Paulo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Puma 4
Jogos
Vitórias 8 (34,78%)
Empates 8 (34,78%)
Derrotas 7 (30,43%)
Total 23
Gols
Marcados 31 (54,39%)
Sofrido 26 (45,61%)
Total 57
Saldo 5
Cartões
Amarelos 40 (88,89%)
Vermelhos 5 (11,11%)
Total 45