Futebol

Saiba como foi a cerimônia de inauguração do CT do Almirante

O Club de Regatas Vasco da Gama teve mais um dia importante em sua história. Nesta sexta-feira (11/9), o Gigante inaugurou a primeira etapa do CT do Almirante, localizado em Jacarepaguá, que inicialmente abrigará o time profissional. O evento contou com a presença de autoridades, Presidentes de poderes do clube, sócios, torcedores e ídolos do Cruzmaltino.

A abertura ficou por conta do grupo de pagode Bom Gosto. Logo depois da música e do vídeo de apresentação, o Presidente Alexandre Campello discursou em agradecimento aos torcedores, que patrocinaram a construção do #NossoCT, aos Vice-Presidentes Pedro Seixas, Carlos Leão e André Afonso, outros membros da diretoria e aos funcionários que participaram da obra, além do Banco BMG, que foi um grande parceiro durante esta jornada.

Depois de Campello, foi a vez do Vice-Presidente de Obras e Engenharia, Pedro Seixas, falar um pouco sobre o trabalho realizado durante um ano para a construção desta etapa do CT do Almirante:

- O Vasco é para quem acredita. O Nosso CT é mais do que uma prova disso. É um exemplo e uma entrega feito por pessoas que acreditaram no projeto e acreditam no Vasco. São cerca de trinta mil doadores que construíram essa casa. Então é a gente refazendo a história com muito orgulho do que escutamos que os nossos avós e bisavós fizeram em São Januário.  

Como todo dia importante para o Vasco, não podiam faltar nomes que marcaram história dentro de campo com a camisa do Cruzmaltino. Ídolos, como Mauro Galvão, Sorato, Ricardo Rocha, Luisinho, Giovani e Alexandre Torres. 

- Eu já nasci vascaíno, frequento o Vasco da Gama desde 1951. Conheço bem a vida do clube. Sou regresso de família portuguesa. Como profissional de futebol, logicamente eu trabalhei em outros lugares, mas o meu coração foi voltado sempre para o Vasco da Gama. O Vasco agora travessa o melhor momento da nossa história. Nunca vi o Vasco da Gama com uma estrutura que acaba de se concretizar. O Vasco agora está em condições de produzir um grande time para poder ter grandes conquistas de títulos como nós tivemos em 1998 - relatou o ex-técnico vascaíno Antônio Lopes, antes de Ricardo Rocha concluir: 

- Um povo sem história é um povo sem futuro e o Vasco tem história com o povo nordestino, que é o meu povo. O Vasco tem uma história linda. Começa com Ademir Queixada, que foi um dos maiores atacantes, passa para o Zé do Carmo, Ramon, Ricardo Rocha, Juninho Pernambucano... Eu sou agradecido ao Vasco da Gama. Todos aqui falaram um pouco que nasceram Vasco, mas eu não nasci vascaíno. Eu me tornei Vasco em uma disputa entre Flamengo e Vasco. Eu adorava aquele clássico e adorava o Roberto Dinamite, o meu grande ídolo. Como nordestino representando esses jogadores que passaram por aqui, eu só tenho motivos para agradecer. Tenho datas importantes no clube. O Vasco tem um tricampeonato e eu fiz parte dele. Hoje é meu aniversário e está sendo incrível. Estou aqui na inauguração do Centro de Treinamento do Vasco, onde a gente se sente orgulhoso. O maior presente que o Vasco tem é a sua torcida que é sensacional.

Após a homenagem aos ídolos, o presidente Alexandre Campello voltou ao palco para anunciar que o Vasco é um clube de muitos ídolos como: Barbosa, Bellini, Romário, Roberto Dinamite, Juninho, Felipe, Edmundo etc. Ele destacou que seria injusto colocar o nome do CT de apenas um, então por isso o Centro de Treinamento se chamará CT do Almirante. Entretando, uma das ideias é homenagear os ídolos e no dicurso do presidente ele disse que outros clubes tiveram goleiro, mas que o Vasco teve o Barbosa. Por isso, o Presidente chamou, Tereza Borba, filha adotiva do ex-goleiro para informar que o primeiro campo do CT terá o nome dele.

- O Barbosa tem tudo a ver com a história do Vasco. Um clube que sempre lutou com por negros e operários. O nome do Barbosa tem que ser eternizado por várias gerações. Ele foi um homem que teve uma carreira linda, vitoriosa e que sofreu calado. Agradeço muito ao Vasco, a torcida e ao Presidente Alexandre Campello por essa linda homenagem. Fiquei muito emocionada com tudo que aconteceu aqui hoje - relatou Tereza.

O fim do evento foi da maneira mais tradicional. O Presidente convidou os presentes a cantar o Casaca, fez os agradecimentos finais, queima de fogos e o Bom Gosto fechando com música.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário