Clube

Saiba como funciona as alianças entre torcidas organizadas

No último domingo, na Arena Joinville, integrantes das torcidas organizadas do Atlético-PR e Vasco da Gama protagonizaram cenas de grande violência nas arquibancadas do estádio. Além do risco da partida pelo time paranaense estar lutando por uma vaga na Libertadores e a equipe carioca para não cair à Série B, a rixa entre as duas vem de longa data.

As torcidas de todo Brasil possuem aliadas espalhadas por Estados, onde existe o termo utilizado como “alianças”. As três mais famosas do país são “Punho Cruzado, “Dedo pro Alto” e “Punho Colado”.

A primeira, inicialmente, era formada por Torcida Jovem (Flamengo), Independente (São Paulo), Camisa 12 (Inter), Máfia Azul (Cruzeiro) e Torcida Jovem (Sport). A torcida Os Fanáticos, do Atlético-PR, só não teve amizade com a do Internacional e do Sport. Na capital gaúcha, foi aliada da extinta Super Raça (Grêmio), enquanto em Pernambuco tem relação amigável com a Gang da Ilha (Sport).

O segundo grupo, em um primeiro momento, era formado por Mancha Verde (Palmeiras), Galoucura (Atlético-MG), Força Jovem (Vasco da Gama), Torcida Jovem (Grêmio), Inferno Coral (Santa Cruz), Bamor (Bahia) e Império Alviverde (Coritiba). Essa última, entretanto, teve desavenças com as torcidas do Palmeiras e Vasco, o que resultou na saída desse grupo.

Já o terceiro é um pouco mais seleto e reduzido, com a formação sendo feita por Young-Flu (Fluminense), Fúria Independente (Paraná) e Fúria Independente (Guarani). Essas ainda mantém amizade com torcida do Marcílio Dias (SC) e Fluminense (BA).

Com o passar do tempo, essas alianças tiveram algumas torcidas saindo, outras entrando nos grupos, novas amizades sendo feitas e outras desfeitas. Mas, em si, dá para entender que as torcidas de Atlético-PR e Vasco da Gama fazem parte de grupos diferentes e com grande rivalidade. A primeira teve relação de amizade com a Torcida Jovem e Raça Rubro Negra (anos 90 e 2000, respectivamente), ambas do Flamengo, e a segunda teve com a Império Alviverde, do Coritiba (que mantém amizade com a Ira Jovem, do Vasco, Fúria Jovem e Torcida Jovem, do Botafogo no Rio de Janeiro).

Em jogos que envolviam as torcidas citadas em cada aliança, tanto Os Fanáticos quanto a Força Jovem ajudavam as suas aliadas que viajam para as suas respectivas cidades. O confronto entre elas já ocorreu, ao longo dos anos, direta e indiretamente. Até por isso, a torcida do Atlético-PR alertou as autoridades, que sabem desse histórico, da possibilidade de confronto em seu site oficial quase uma semana antes da barbárie feita no domingo, em Joinville.

Fonte: Terra
  • Sábado, 12/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco 0
    Botafogo Botafogo 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Terça-feira, 15/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana Estádio Olímpico Atahualpa
  • Sábado, 19/07/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 22/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
  • Quarta-feira, 30/07/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Copa do Brasil Rei Pelé
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 12 (33,33%)
Empates 10 (27,78%)
Derrotas 14 (38,89%)
Total 36
Gols
Marcados 44 (52,38%)
Sofrido 40 (47,62%)
Total 84
Saldo 4
Cartões
Amarelos 78 (97,50%)
Vermelhos 2 (2,50%)
Total 80