Futebol

Saiba mais sobre Chico, da Fábrica de Artilheiros do Vasco

\"chicoE continua nossa série sobre os artilheiros da Colina histórica. Após um atacante do nosso passado recente, vamos voltar para a década de 40. No \"Expresso da Vitória\", Chico atuou com outros artilheiros, como: Friaça, Lelé e Ademir.

Chico chegou ao Vasco com grande fama de um atacante matador. Na sua passagem por São Januário, Chico que era veloz, habilidoso e ambidestro, travava duelos com seus marcadores e em especial contra o volante rubro-negro Biguá.
Chico também era muito temperamental, costumava tirar do sério seus adversários. Em 1946, após uma derrota para a Seleção Argentina, revidou uma entrada mais violenta de seu adversário, lance que foi o estopim de uma briga generalizada em campo da qual até a polícia de Buenos Aires teve participação. Chico deixou o campo com as marcas dos golpes aplicados pelos próprios policiais.

Na Copa do Mundo de 1950, Chico foi um dos seis titulares cedidos pelo Vasco, marcando 4 gols. Curioso é o fato que Chico poderia ter empatado o jogo final contra o Uruguai aos 45 minutos do segundo tempo. Porém, após cobrança de escanteio, a bola que sobraria limpa na sua frente, foi desviada por Ademir Menezes, que ansioso por marcar, acabou atrapalhando a conclusão de Chico.

Chico foi fundamental nos títulos cariocas de 1945, 47, 49, 50 e 52, no Sul-Americano de Clubes Campeões de 1948 e na Copa Rivadávia (mundial da época) em 1953.

Chico marcou muitos gols com a camisa vascaína, sempre com sua habilidade e chutes certeiros. Confira imagem com um quado demonstrando gol de Chico contra o forte Fluminense (Vasco venceu por 5x3) no título Carioca de 1949. A imagem é retirada da revista \"Esporte Ilustrado\" que retratou o título do Vasco na época.
\"chico

Chico era dono da camisa 11 do \"Expresso da Vitória\".

FICHA:

Nome: Francisco Aramburu
Data de nascimento: 07 de janeiro de 1922
Local de nascimento: Uruguaiana - RS, Brasil
Falecido em: 1º de outubro de 1997
Posição: Atacante


Agradecemos ao nosso colaborador Raphael Esteves Cruz, do site Vascaínos FC pelo envio da matéria.

Você já enviou sua notícia para o SUPERVASCO.COM? Se não enviou ainda, faça-o através da seção VC no SV e torne-se um colaborador do site.

Fonte: Blog Vascaínos FC