Começa a ser disputada nesta terça-feira a 62ª edição do Troféu Teresa Herrera, torneio de pré-temporada do futebol europeu organizado pelo La Coruña. A equipe espanhola, atual heptacampeã da competição, abre a disputa às 17h (de Brasília), contra o time do Atalanta.
O La Coruña irá disputar sua primeira partida da pré-temporada diante de sua torcida, que poderá ver a estréia do mexicano Andrés Guardado, contratado recentemente. A competição marca também a primeira disputa do Real Madrid na Espanha após a excursão da equipe na pré-temporada.
A equipe merengue terá como primeiro rival no Teresa Herrera o Belenenses, em partida a ser realizada nesta quarta-feira. A equipe portuguesa terminou em quinto lugar no campeonato nacional e foi vice-campeã da Copa de Portugal na temporada passada. Os vencedores das duas partidas decidirão o título do torneio na noite desta quinta-feira. As equipes derrotadas nos confrontos disputarão o terceiro lugar da competição.
La Coruña, com 14 títulos, e Real Madrid, com oito, são os maiores campeões do Troféu Teresa Herrera.
A cada ano, três equipes são convidadas pelo La Coruña a disputar a competição. Além de clubes europeus, o torneio já contou com a participação de times sul-americanos e também mexicanos. Cinco clubes brasileiros, inclusive, já conquistaram a competição: Vasco (1957), Santos (1959), Fluminense (1977), São Paulo (1992) e Botafogo (1996).
A primeira edição do torneio foi realizada para arrecadar recursos para o Hospital de Dolores, na Espanha, um ano após o fim da 2ª Guerra Mundial. O nome da competição é uma homenagem à fundadora do hospital, que viveu durante o século XVIII. Teresa Herrera nasceu em 1712 e, apesar de ter sido tida como bruxa no início de sua vida, dedicou-se a cuidar de pobres, idosos e doentes de La Coruña.
Este é o troféu conquistado pelo Vasco em 1957, um dos destaques da sala de troféus em São Januário.