Saiba novidades do atletismo, futsal e karatê do Vascão!

03/06/2008 às 13h03 - OUTROS ESPORTES

ATLETISMO

Foi realizado nos dias 30, 31 de maio e 01 de junho, o Campeonato Estadual Adulto de Atletismo 2008, no estádio Célio de Barros. O Vasco esteve presente na competição com 51 atletas e conquistou um total de 14 medalhas, sendo 2 de ouro, 2 de prata e 10 de bronze.

O ouro foi para as mãos de Mauro Guedes no lançamento de dardo e para Raimunda da Fonseca nos 10.000 m rasos. Eliezer de Jesus Santos e Ana Paula Leoterio nos 10.000 m rasos levaram a medalha de prata.

As dez medalhas de bronze ficaram com Alexandre Moreira e Fulvia Diniz nos 3.000 com obstáculos, Rafaela da Silva nos 1.500m, Wilombraudo Silva nos 10.000m rasos e no 5.000m rasos, Ana Paula Leoterio também nos 5.000m rasos e no revezamento 4x400m rasos feminino, as vascaínas que conquistaram o terceiro lugar foram: Cintia Carla Freitas, Fulvia Diniz, Rafaela da Silva e Ana Paula Leoterio.

Primeiro lugar no lançamento de dardo, Mauro Cesar de Souza Guedes comemorou o resultado.

“ Essa é uma das provas que todo ano disputo e graças a Deus sempre conquisto a medalha de ouro. Devido ao trabalho, não vinha treinando muito, mas deu tudo certo e ganhei mais essa” – disse o atleta.

****

FUTSAL

Jogando em Niterói no último sábado (31/05), o Vasco venceu o Canto do Rio pelo Campeonato Carioca de Futsal nas categorias Infantil e Infanto-Juvenil. Na partida válida pelo Infantil, o Gigante da Colina aplicou 7x4 e manteve a liderança isolada do Grupo A.

Na categoria Infanto-Juvenil, nova goleada vascaína: 5x2 e liderança absoluta na Chave A. As duas categorias voltam à quadra no sábado (07/06) para enfrentar o Flamengo no Vasco Barra.

Pelo Carioca Juvenil, o Vasco venceu o Cabo Frio por 5x2, em São Januário e terminou a 1ª fase em 2º lugar no Grupo B, com um ponto a menos que o Cabo Frio e vai enfrentar o Canto do Rio nas quartas-de-final.

****

KARATÊ

No último final de semana aconteceu o XXII Campeonato Pan-Americano de Karatê Adulto. O torneio foi realizado no ginásio da Universidade Central da Venezuela, na cidade de Caracas. Os anfitriões ficaram com o título pela 7ª vez desde 2001, conquistando 14 medalhas (5 ouros, 5 pratas e 4 bronzes). O Brasil terminou em 2º lugar com 10 medalhas (4 ouros, 2 pratas e 4 bronzes).

A competição reuniu os melhores karatecas do continente. Ao todo, 21 países participaram: Antilhas Holandesas, Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, Chile, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Os vascaínos da Seleção Brasileira fizeram bonito, sendo responsáveis por 3 medalhas douradas. Caio Duprat e Juarez Santos venceram as disputas individuais e sagraram-se Campeões Pan-Americanos de Karatê. Eles voltaram a subir no lugar mais alto do pódio defendendo a Equipe Masculina Kumitê, que também contou com o cruzmaltino Vinícius Souza e mais 2 lutadores. A outra conquista verde-amarela foi da Equipe Feminina Kata.

Com esse resultado, Caio Duprat e Juarez Santos, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, carimbaram o passaporte brasileiro para a Copa do Mundo de Karatê Adulto, que será disputada em Tóquio (Japão), no mês de novembro. A próxima edição do Campeonato Pan-Americano de Karatê Adulto acontecerá em maio de 2009, em Curaçao (Antilhas Holandesas).

Os atletas do Vasco já têm um novo compromisso marcado. Será nos dias 28 e 29 de junho no ginásio Ibirapuera, em São Paulo, na Seletiva Nacional para o Campeonato Sul-Americano de Karatê Juvenil, Júnior e Adulto. Os 2 melhores em cada categoria de peso participarão da competição em Buenos Aires (Argentina), no mês de agosto.

Atletas do Vasco no XXII Campeonato Pan-Americano de Karatê Adulto:

- Caio Itagiba Duprat (Ouro no Kumitê até 75kg e Ouro na Equipe Masculina Kumitê);
- Juarez Silva dos Santos (Ouro no Kumitê acima de 80kg e Ouro na Equipe Masculina Kumitê);
- Renan de Jesus Herdy (5º lugar no Kumitê até 80kg);
- Vinícius Silva de Souza (5º lugar no Kumitê até 70kg e Ouro na Equipe Masculina Kumitê).

Fonte: Site oficial do Vasco