Política

Saiba quantas ausências Dinamite já teve em sessões na Alerj

Em 69 sessões na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) durante seis meses deste ano, cinco deputados se destacaram pelo número de faltas. No topo da lista está Samuquinha (PR), que se ausentou 20 vezes, seguido do deputado Roberto Dinamite (PMDB), com 15 faltas. Graça Pereira (PRTB), Átila Nunes (PSL) e Marcos Soares (PR) completam o ranking dos faltosos.

Procurado por dois dias, o campeão de faltas, deputado Samuquinha, não atendeu às ligações do DIA , e sua assessoria não soube informar o motivo das 20 faltas. Já Roberto Dinamite, alegou compromissos fora do Rio. “Tive que ir à Brasília várias vezes para resolver problemas de documentação do Vasco (clube do qual é presidente)”, declarou Dinamite, que garantiu estar presente nas sessões em que havia votação de projetos do Executivo. “Procuro estar presente dentro daquilo que eu entendo ser importante não só para o governo, mas para o povo”, completou o deputado.

Com 14 ausências no ano, a deputada Graça Pereira se surpreendeu com a quantidade de faltas. “Nossa, ‘tô’ achando muita falta. Tem certeza que é isso? Vou verificar com a Mesa Diretora e ver minha agenda, para saber o que aconteceu”, declarou Graça. O deputado Átila Nunes, que juntou 13 faltas nos últimos meses, considerou o número razoável pela quantidade de problemas pessoais que tem enfrentado.

“Aconteceu uma sucessão de incidentes comigo. Perdi um filho  (Átila Nunes Neto) para o câncer há um ano, e ainda não me recuperei. Também tive que passar por uma cirurgia cardíaca em agosto”, contou Átila, que mesmo tendo direito a pedir licença médica pela cirurgia, não o fez.“Foi uma burrice da minha parte mas nem pensei nisso”, concluiu. O deputado Marcos Soares, com 13 faltas, também não foi encontrado. Sua assessoria alegou que ele estava em agenda no interior do estado e por isso não foi localizado.

Para o cientista político do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), Geraldo Tadeu, as faltas dos deputados são injustificáveis. “A presença no plenário é uma função básica. O expediente já é curto (de terça à quinta), então não há qualquer tipo de justificativa para ausências. É como um aluno ‘gazetear’ a aula”, opinou Tadeu. Sobre o parlamentar exercer outra atividade profissional, Geraldo não é contra desde que não atrapalhe a função no cargo público. “Faltar ao Legislativo porque tem compromissos paralelos é desculpa esfarrapada. Por que eles não abrem mão dos contracheques?”, questionou.

Após denúncia do DIA, quórum na casa aumentou

Após reportagem do DIA, publicada no domingo, sobre deputados que registram presença na Alerj mas não ficam para as votações, os parlamentares tiveram uma rotina mais ativa. Ao contrário da semana passada, em que 50 parlamentares davam presença eletrônica mas só 30 acompanhavam as discussões, na terça-feira, 40 permaneceram no plenário e nove textos foram votados. Ontem, 38 parlamentares discutiram seis projetos. Três foram retirados de pauta.

O presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB), garantiu que as ausências sem justificativas são cortadas do pagamento. Sobre a quantidade de faltas, Melo preferiu falar de seu trabalho: “Cada deputado tem que ser responsável pelo seu mandato. Eu chego na Casa às 7h, faço 40 atendimentos antes de presidir as sessões e não falto”.

As desculpas

SAMUQUNHA (PR)
O deputado faltou a 20 das 69 sessões até agosto. Procurado por dois dias, não foi encontrado, e sua assessoria não soube informar o motivo das faltas.

ROBERTO DINAMITE (PMDB)
As 15 faltas do deputado foram justificadas por compromissos fora do estado. “Tive que ir a Brasília resolver problemas de documentação do Vasco”, alegou.

GRAÇA PEREIRA (PRTB)
A deputada ficou surpresa com as 14 faltas em seis meses. “Vou verificar e ver minha agenda para saber o que aconteceu”.

ÁTILA NUNES (PSL)
As 13 faltas foram motivadas por ‘problemas particulares’. “Perdi meu filho para o câncer e não me recuperei. Também fiz uma cirurgia cardíaca em agosto e não pedi licença médica”, concluiu.

MARCOS SOARES (PR)
O deputado não foi encontrado para comentar suas 13 faltas. Sua assessoria informou que ele estava no interior do estado segunda e terça. Ontem, o parlamentar também viajou, mas no gabinete não sabiam para onde.

Fonte: O Dia
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir