Política

Salgado vence pleito on-line; Justiça decidirá o novo presidente

Empresário do mercado financeiro, Jorge Salgado, de 73 anos, venceu Julio Brant na eleição online do Vasco realizada neste sábado.

O resultado ainda depende dos rumos de ações na Justiça, que vai decidir quem será o próximo presidente do clube de São Januário: Salgado, vitorioso neste fim de semana, ou Luiz Roberto Leven Siano, o mais votado no pleito presencial, suspenso por decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça no último sábado.

Ex-vice de finanças do clube no fim dos anos 1980, Salgado havia concorrido à presidência há 23 anos, mas acabou derrotado por Antônio Soares Calçada.

 

Diferentemente do ocorrido no fim de semana anterior, em São Januário, onde houve confusões, agressões - o apoiador de Leven Luis Manuel Fernandes, que chegou a se lançar como candidato, foi empurrado ao chão por um apoiador da “Sempre Vasco” - e suspensão do pleito durante o processo eleitoral, a votação neste sábado - 90% feita diretamente pela internet - foi bem mais tranquila. O voto poderia ser dado remotamente ou na sede do Calabouço, no Centro do Rio.

No último fim de semana, cinco candidatos estavam na disputa: Alexandre Campello, atual presidente; Luiz Roberto Leven Siano, que acabou como o mais votado; Sérgio Frias, Jorge Salgado e Julio Brant. O primeiro renunciou ao pleito online para dar "isenção ao processo". Leven e Frias saíram por entenderem que a eleição foi resolvida no sábado passado

Vale destacar que Luiz Roberto Leven Siano, o mais votado no pleito de São Januário, ocorrido no sábado passado, tenta reconhecer sua vitória com recurso no Superior Tribunal de Justiça, STJ. Fez um pedido de reconsideração à decisão do presidente do STJ que suspendeu os efeitos legais do pleito presencial. Entrou também com mandado de segurança no mesmo tribunal e foi ao Supremo Tribunal Federal. No STF, porém, o processo não teve seguimento após decisão da ministra Cármen Lúcia.

No início do dia, integrantes da mesa diretora da Assembleia Geral tentaram a impugnação do pleito online. Roberto Monteiro (presidente do Conselho Deliberativo), Silvio Godói (presidente do Conselho de Beneméritos), Alicides Martins (vice da Assembleia Geral) e Rafael Landa (membro do Conselho Fiscal) não reconhecem a eleição deste sábado. Presidente da Assembleia Geral, Faués Cherene Jassus, o Mussa, se opôs aos demais.

Entenda a polêmica na eleição do Vasco

Na noite de sexta-feira (6/11), a Justiça determinou que a eleição do Vasco acontecesse na manhã do dia seguinte, sábado (7/11). O pleito teve início às 9h55 e tinha previsão de terminar às 22h. Porém, no começo da noite, uma decisão do presidente do STJ, Humberto Martins, mandou suspender a votação.

Mesmo com a decisão do STJ, a mesa diretora da Assembleia Geral decidiu prosseguir o pleito. Pouco depois das 22h, quando ainda havia sócios na fila para votar, as luzes de São Januário foram apagadas e a votação encerrada. As urnas, em um primeiro momento, foram lacradas. Porém, a mesa diretora da Assembleia Geral não achou lugar para deixá-las e resolveu fazer a contagem às 2h.

Nesse momento, apenas apoiadores dos candidatos Leven Siano e Sérgio Frias continuavam na sede. Os correligionários de Alexandre Campello, Jorge Salgado e Julio Brant já tinham ido embora, assim como os três candidatos. Leven Siano foi o mais votado.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário