Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), confirmou nesta segunda-feira (10) a implementação do impedimento semiautomático no Campeonato Brasileiro de 2026.
O mandatário anunciou a novidade durante a reunião que inaugurou o Grupo de Trabalho da Arbitragem, que visa modernizar e profissionalizar a arbitragem nacional.
“Nosso olhar é para o futuro. Essa nova gestão está investindo pesado em tecnologia. O sistema de VAR que utilizamos hoje já é um dos mais modernos do mundo. Mas queremos mais. A partir de 28 de janeiro, na abertura do Campeonato Brasileiro, o impedimento semiautomático será implementado“, disse Samir Xaud.
A empresa responsável pela implantação é a Genius Sports, que tem como clientes a FIFA, as federações da Argentina e Inglaterra e outras ligas nacionais.
De acordo com a CBF, o evento reuniu representantes de Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Juventude, Mirassol, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, Sport, São Paulo, Vasco da Gama e Vitória, da Série A, e Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Criciúma, Ferroviária, Goiás, Remo, Vila Nova, da Série B.
Federações do Amazonas, Bahia, Ceará, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, São Paulo, Roraima, Sergipe também marcaram presença na reunião.
Mais lidas