Clube

São Januário será um dos principais palcos do Estadual de 2016

Não importa quantos estádios sejam construídos depois dele, o velho São Januário parece sempre estar fadado a abrigar o futebol do Rio em algum momento. Neste domingo, às 17h, o Vasco estreia contra o Madureira naquela que será não apenas a sua, mas também a casa do Estadual este ano. Em comum entre hóspede e hospedagem, a dificuldade para se modernizar.

Aos 89 anos, o Estádio Vasco da Gama já tem confirmado o recebimento de oito partidas apenas na primeira fase da competição, sendo dois clássicos. Tudo isso em um intervalo de apenas um mês. Sem receber nenhuma grande reforma de ampliação ou modernização desde que foi inaugurado, em 1927, ele ainda consegue ser o salva vidas da Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj).

Assim como a entidade, que vive da eterna promessa de evolução para não perder o poder, não faltaram balões de ensaio sobre um futuro que nunca chegou à Colina. O último foi durante as eleições de 2014, quando os dois principais candidatos à presidência prometeram um novo estádio. Eurico Miranda se elegeu e até o momento nenhum passo concreto foi dado nesta direção.

Não que tenha sido a primeira vez que o sonho foi usado para mexer com os vascaínos. Ainda em 1998, na semana do centenário do clube, o presidente Antônio Soares Calçada divulgou uma maquete do que seria o novo São Januário (imagem 1). No fim do mesmo ano, outro projeto, ainda mais verossímil, veio à tona, levando até mesmo em consideração a manutenção da capela localizada atrás do placar eletrônico (imagem 2).

No fim de 2007, o Vasco começou a tratar com a Lusoarenas a ampliação da Colina. Em 2008, outra empresa apareceu como interessada na empreitada, a Link, e divulgou uma arte de um estádio parecido com o do primeiro projeto (imagem3).

Como a história mostra, nada vingou, mas hoje, ainda assim, o estádio segue sendo como o principal campo de jogo particular do futebol do Rio. No campeonato cheio de tropeços da Ferj, a velha Colina, cada vez mais distante do nível dos estádios mais modernos do Brasil, ainda pode ser o ponto de desequilíbrio a favor do Vasco no Estadual.

- Pode ser um grande alçapão que temos no Campeonato Estadual. Esse é nosso desejo. Mas precisamos jogar com qualidade e vencer as partidas - ressaltou o técnico Jorginho.

Fonte: Extra Online
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri