Imprensa

Segundo colunista, Globo teria exigido a entrega do prêmio

A escolha de Sidão como "craque do jogo" durante a transmissão de Santos e Vasco pela Globo gerou um enorme constrangimento dentro da emissora. O goleiro vascaíno foi escolhido pelos espectadores porque falhou no primeiro gol santista. Foi "zoeira" da internet. 

O blog apurou que o narrador Luis Roberto e os comentaristas Walter Casagrande e Roger Flores foram contra a entrega do troféu ao goleiro vascaíno. Entenderam que seria um constrangimento ao profissional. Mas a direção de Esporte da emissora exigiu que a repórter Julia Guimarães fizesse a entrega a Sidão. Por volta das 21h, a emissora pediu desculpas a Sidão e anunciou mudanças no formato da promoção. 

A cena toda foi muito constrangedora. Muito pouco à vontade, a repórter disse: "Sidão, eu vou ter que te entregar o troféu de craque do jogo. Foi uma votação feita apenas por torcedores na internet". O goleiro chegou a reconhecer que falhou no primeiro gol, mas não disse nada quando a repórter explicou o "prêmio". 

A justificativa da Globo para entregar o troféu a Sidão é que a promoção "craque do jogo" integra o pacote comercial das transmissões do Brasileirão. 

Pouco após o final da transmissão, Casagrande publicou uma foto de Sidão em seu perfil no Instagram e escreveu: "Eu quero pedir desculpas ao Sidão por essa ironia de mal (sic) gosto com esse troféu ridículo, o Sidão é um trabalhador honesto e merece respeito de todos, me desculpe mesmo". Em seguida, Roger republicou a imagem e escreveu: "Assino embaixo, Casão! E digo mais, Sidão foi muito educado". 

Desculpas 

Em mensagem postada em seu site, a emissora escreveu: "O Grupo Globo aproveita para pedir desculpas a Sidão pela situação de constrangimento ao fim do jogo no Pacaembu. O goleiro é um profissional de alto nível no futebol brasileiro que estava em seu ambiente de trabalho depois de uma jornada difícil. Reconhecemos que a entrega do troféu não foi adequada na ocasião e agradecemos a educação de Sidão no momento de tensão." 

A emissora também anunciou mudanças no formato da promoção dando poder de voto aos comentaristas: "A partir da próxima quarta-feira, quando começam as oitavas de final da Copa do Brasil, a votação do Craque do Jogo terá um novo formato. O público seguirá tendo voz através das enquetes, agora em companhia dos comentaristas da TV Globo, que terão direito a voto." 

Por tudo que se viu na transmissão, claramente faltou jogo de cintura à emissora. Havia várias alternativas menos constrangedoras. O narrador Luis Roberto poderia ter brincado com o resultado da votação e a "impugnado" por causa da zoeira. Também poderia ter dado o troféu a Sidão dizendo que mereceu por causa do "chapéu" que aplicou em um jogador do Santos no segundo tempo. No limite, a emissora poderia ter informado o resultado, mas não entregue nada ao goleiro, poupando-o da situação difícil. 

Histórico de constrangimentos 

A iniciativa "craque do jogo" já havia resultado em uma piada em março. Durante a transmissão do jogo entre Brasil e República Tcheca, os internautas escolheram como melhor jogados em campo o pouco expressivo Ondrej Kudela, apenas pelo prazer de ver Galvão Bueno anunciar o resultado. O narrador entendeu a "trolada" e riu da situação. 

O episódio com Sidão vem a se somar a outros constrangimentos já causados pela Globo a jogadores. A entrega do troféu "Inacreditável Futebol Clube" a atletas que perderam gol feitos também já provocou reações negativas no meio. Deivid relutou por oito anos em "aceitar" o seu. Loco Abreu, certa vez, classificou a brincadeira de "uma bobagem". 
 

Fonte: Coluna Mauricio Stycer
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir