Botafogo, Vasco, Fluminense e Flamengo (principalmente o último) ainda têm compromissos válidos pelo primeiro turno do Brasileirão. Os três primeiros têm um jogo a menos do que os outros que já finalizaram os 19 jogos iniciais, enquanto o rubro-negro tem 4 a menos. De qualquer forma, já dá para analisarmos o que os cariocas fizeram no turno e podemos montar uma seleção caseira com os jogadores que mais se destacaram nas suas devidas posições.
Se considerássemos apenas a classificação na tabela, Botafogo e Vasco deveriam dividir os 11 titulares, afinal, foram os dois únicos que, desde o início do campeonato, mantiveram-se entre os primeiros colocados. Tanto que, se terminasse hoje, ambos estariam na Libertadores de 2008, junto com o Fluminense, que se garantiu graças à conquista da Copa do Brasil.
O Flamengo é um caso à parte. Bagunçado, com muitos jogos à fazer, o time não se encontrou até o momento e deposita as suas fichas nas contratações que chegaram recentemente. A expectativa é que ao menos o clube se recupere e termine o Brasileirão numa posição digna, já que o início foi sofrível.
O tricolor das Laranjeiras em quem apostei como candidato ao título não consegue embalar. Joga bem em algumas partidas, mas simplesmente do nada, cai de produção e passa outras sem uma única vitória. A inconstância da equipe, e o excesso de alterações que o treinador Renato Gaúcho implanta, fez com que eu repensasse um pouco nas fichas que eu apostava no Fluminense. De qualquer forma, acredito que o time termine entre os 6 primeiros colocados.
Se por um lado me decepcionei com um, o Vasco queimou completamente a minha língua. Atuando de forma certinha, mesmo com um elenco limitado, o time cruzmaltino fez de São Januário um alçapão, onde os 3 pontos são na maioria das vezes certos, independente do adversário. Celso Roth fez aparecer o futebol do argentino Conca e arranjou uma função tática importantíssima para o Perdigão, que dominou por completo o setor de meio de campo vascaíno.
Eu não apostava num bom campeonato do Vasco, mas com o eminente final do turno e o time entre os quatro primeiros colocados com constância, dou as minhas mãos à palmatória e hoje não me surpreenderia com uma vaga na Libertadores do próximo ano.
O Botafogo é o único que eu banquei as fichas e, mesmo passando um período conturbado, ainda acredito que possa ser o melhor carioca ao final do Brasileirão. De fato, o título que eu achava possível, ficou mais difícil, mas o time se mantém firme e forte na briga. Só acho estranho que alguns erros grotescos estejam acontecendo contra o alvinegro.
Ontem, por exemplo, o Botafogo foi literalmente garfado e perdeu 2 pontos que farão muita falta no final do certame. Ainda assim, acho que é o grande adversário para o São Paulo, na disputa pela taça do campeonato.
Assim sendo, montei a minha seleção carioca do primeiro turno, atuando no suposto 4-3-3, pois não poderia deixar de fora o coringa alvinegro, Jorge Henrique, que atua em qualquer parte do campo, se necessário for.
Goleiro: Silvio Luis (Vasco)
Laterais: Wagner Diniz (Vasco) e Luciano Almeida (Botafogo)
Zagueiros: Juninho (Botafogo) e Thiago Silva (Fluminense)
Volantes: Leandro Guerreiro (Botafogo) e Arouca (Fluminense)
Apoiador: Tiago Neves (Fluminense)
Atacantes: Dodô (Botafogo), Jorge Henrique (Botafogo) e Leandro Amaral (Vasco)
Técnico: Cuca (Botafogo)