Futebol

Sem saber se vai contar com alguns jogadores, Diniz estuda mudança tática

O Vasco ainda não sabe se vai contar com Cuesta, Andrés Gómez e Puma Rodríguez, no jogo contra o Grêmio, quarta-feira (19), na Arena do Grêmio, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A logística para tê-los em Porto Alegre vai depender da minutagem dos jogadores nos amistosos da Data Fifa.

A Colômbia, de Cuesta e Andrés Gómez, e o Uruguai, de Puma, jogam um dia antes contra Austrália e Estados Unidos, no país norte-americano. Mesmo se chegarem a tempo, todos começariam a partida no banco de reservas. Foi o que aconteceu com o uruguaio, na vitória do Vasco sobre o Fortaleza, na Arena Castelão. Na ocasião, o lateral-direito chegou no dia da partida e entrou no segundo tempo.

Por esse motivo, podemos adiantar que o Vasco terá mudanças em relação ao time que foi derrotado na rodada passada para o Juventude. Dessa forma, faltando uma semana para enfrentar o Grêmio, Fernando Diniz já começou a esboçar a equipe. Na lateral-direita, sem Paulo Henrique, que está com a Seleção Brasileira, mas também suspenso, e Puma, Tchê Tchê deverá ser improvisado.

Com o volante deslocado para a lateral-direita, Thiago Mendes vira opção como titular. O jogador realizou um trabalho intensivo de recondicionamento físico e deve receber uma oportunidade. A última – e também a única – vez que iniciou um jogo pelo Vasco foi em 20 de agosto, derrota para o Juventude, por 2 a 0, no Alfredo Jaconi.

A titularidade de Thiago Mendes tem relação com o recuo de Hugo Moura para a zaga. O volante deve substituir Cuesta e forma a dupla de zaga com Robert Renan. Lucas Oliveira também é uma opção, mas com menos força neste momento.

Dor de cabeça está no ataque

A principal dúvida de Diniz está mesmo no setor ofensivo. Sem Andrés Gómez, Vegetti surge como opção mais segura. No entanto, a volta de David, que cumpriu suspensão no jogo passado, fez a comissão técnica analisar também essa possibilidade. A ideia é repetir a formação da goleada sobre o Santos, com David e Rayan abertos pelas pontas, deixando Nuno Moreira e Coutinho flutuando e se revezando como “falso 9”.

A possibilidade de mudança na formação do ataque tem explicação na produção ofensiva. Afinal de contas, o time marcou apenas um gol nos últimos três jogos. Restam ainda mais seis sessões de treinamento para Fernando Diniz definir a escalação do Vasco. Seja qual for o time, o objetivo será o mesmo. Dar fim a uma sequência de três derrotas seguidas.

Fonte: Jogada 10
  • Domingo, 21/12/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 2
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quinta-feira, 15/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Maricá Maricá
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Sábado, 31/01/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Jogos
Vitórias 0 (0,00%)
Empates 0 (0,00%)
Derrotas 0 (0,00%)
Total 0
Gols
Marcados 0 (0,00%)
Sofrido 0 (0,00%)
Total 0
Saldo 0
Cartões
Amarelos 0 (0,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 0