Futebol

Semifinais do Carioca terão VAR

Tudo certo para a estreia do árbitro de vídeo nas semifinais do Campeonato Carioca que começam nesta quarta-feira. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro passará a ser o quarto Estado a usar o VAR, depois de Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo o supervisor indicado pela CBF/FIFA para acompanhar os testes, o VAR está pronto para entrar em campo nas semifinais do Carioca.

- Os testes foram realizados com sucesso, os equipamentos funcionaram dentro do previsto e a nossa recomendação ao IAAP, órgão responsável por definir os critérios de homologação de estádios, é de que o estádio do Maracanã seja homologado para utilização imediata do VAR.

Amanhã, quando as equipes de Vasco e Resende entrarem em campo, o árbitro de vídeo Carlos Eduardo Nunes Braga entra na cabine do VAR com o objetivo de ajudar o árbitro Rodrigo Nunes de Sá a não cometer nenhum erro grave na sua arbitragem.

Nesta terça-feira, os árbitros escalados para a semifinais testaram, sob supervisão da CBF, a tecnologia e o funcionamento de todos os equipamentos, em um série de jogadas simuladas por jogadores da base da equipe do Fluminense. Tudo ocorreu dentro da normalidade.

O que se pode notar dentro da cabine é que, mesmo na atividade simulada, existe uma tensão natural sobre aquele de quem se espera a perfeição. A cobrança pelo acerto começa pelo próprio árbitro de vídeo.

Importante saber que será a primeira vez que o árbitro será usado no Campeonato Carioca e que por mais treinamento que os árbitros tenham recebido tanto da CBF quanto da FERJ - e todos os árbitros escalados receberam - a expectativa não é de 100% de acerto. Foi assim na FIFA, na Conmebol e na CBF.

É um caminho longo a ser percorrido, mas é de mão única, não tem volta, nem mesmo para aqueles que estranhamente defendem que a polêmica gerada pelos erros de arbitragem fazem bem para o futebol.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário