Futebol

Sensação na Europa, Talisca deixou Vasco por falta de espaço em alojamento

Nove gols em 14 partidas, no centro de uma discussão que envolveu Mourinho e ‘pedindo' passagem na seleção brasileira. Não resta dúvida: Anderson Talisca é o ‘cara' do momento. Em alta no Benfica, ele foi mais uma vez decisivo na vitória por 1 a 0 sobre o Monaco, na última quarta-feira, pela Uefa Champions League. Um roteiro que avança de forma rápida, mas que poderia ter um percurso diferente: aos 13 anos, o meia-atacante de passadas largas e que desperta comparações com Rivaldo foi dispensado do Vasco.

O motivo, segundo funcionários que trabalhavam na época nas categorias de base do clube, foi a falta de espaço no alojamento cruzmaltino. Outro fator secundário apontado seria a possibilidade de problemas com a Lei Pelé por abrigar menores de 14 anos.

O episódio é contado também por Newton Motta, ex-diretor das categorias de base do Bahia, responsável por trazer o garoto para o Fazendão, centro de treinamento tricolor, após passagem frustrada por São Januário.

Talisca, natural de Feira de Santana, interior baiano, atuava pelo modesto Astro e, aos 13 anos, despertou o interesse do Vasco e foi buscado para integrar os infantis dos cariocas. Não passou mais do que uma temporada e retornou para casa.

O próprio atleta, através de sua assessoria de imprensa, confirma a passagem pela Colina.

"Acabou não dando certo porque faltou lugar para ele", conta Motta ao ESPN.com.br.

"Nessa época, ele estava no Astro e foi passar um período no Vasco, alguns meses, atuando na categoria sub-15 mesmo com baixa idade. Não funcionou e um agente de jogadores chamado Rivelino, que observava atletas para mim na região, me disse que tinha um menino e queria trazer para treinar conosco", prossegue.

Fonte: ESPN Brasil