Futebol

Série B terá mais duas câmeras após polêmicas envolvendo jogos do Vasco

A Confederação Brasileira de Futebol vai acrescentar duas novas câmeras na operação do árbitro de vídeo na Série B do Campeonato Brasileiro. A solicitação foi feita pela Associação Nacional de Clubes no Conselho Técnico realizado nesta sexta-feira.

A inclusão das novas câmeras depende de ajustes na parte técnica, mas a ideia é que a mudança passe a valer a partir das próximas rodadas.

Em nota publicada após o Conselho Técnico desta sexta, o presidente da Associação Nacional de Clubes, Francisco Battistotti, que também preside o Avaí, confirmou o pedido.

– Somos gratos à CBF pela acolhida à nossa reivindicação anterior, mas observamos que o numero atual de câmeras não oferece segurança para as decisões da equipe de arbitragem, o que nos faz apelar mais uma vez, no sentido de que nossos clubes não sejam prejudicados – disse.

No final de julho, a CBF confirmou a utilização da ferramenta a partir do início do segundo turno da Série B e também nas fases finais das Séries C e D deste ano. Em poucas rodadas, porém, alguns episódios marcaram negativamente o uso da tecnologia na Segundona.
 

Polêmicas na Série B

No início de setembro, na partida entre Vasco e Brasil de Pelotas, o gol do atacante Daniel Amorim foi anulado pelo auxiliar Cipriano Sousa. O árbitro Alisson Furtado, então, aguardou a revisão do VAR. Três minutos depois, confirmou o impedimento. Porém, as linhas não foram traçadas pelo árbitro de vídeo.

De acordo com a CBF, "questões técnicas" causaram o problema. Entre os ângulos das câmeras disponíveis na transmissão, não houve imagem que permitisse ao árbitro de vídeo traçar as linhas do impedimento e, portanto, seguindo o protocolo do VAR, a marcação do árbitro principal foi mantida. O gol foi em posição legal, conforme opinião da Central do Apito.

Na última quinta-feira, o gol de Marcelo Moreno, do Cruzeiro, foi anulado após mais de 13 minutos de paralisação. De acordo com Paulo César de Oliveira, da Central do Apito, as imagens utilizadas não esclareciam a infração.

– Não consigo definir, com todas essas imagens, se a bola bate no braço, se é só um movimento, ou se a bola bateu no ombro do jogador. Não consigo cravar que a bola bateu efetivamente no braço do Marco Antônio – afirmou.

 

Foto: Elton Novais Série B
Série B

Fonte: ge
  • Sábado, 16/10/2021 às 16h30
    Vasco Vasco 2
    Coritiba Coritiba 1
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Domingo, 24/10/2021 às 16h00
    Vasco Vasco
    Náutico Náutico
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio dos Aflitos
  • Sexta-feira, 29/10/2021 às 21h30
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quinta-feira, 04/11/2021 às 19h00
    Vasco Vasco
    Guarani Guarani
    Campeonato Brasileiro - Série B Brinco de Ouro
  • Domingo, 07/11/2021 às 16h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Vila Nova Vila Nova
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir