Futebol

Setorista fala do Londrina, principal ameaça do Vasco ao acesso atualmente

Londrina e Vasco se enfrentaram na última rodada da Série B de 2021. Sem chance de subir, o cruz-maltino pouco levou aquela partida a sério, tanto que foi facilmente batido por 3 a 0, no Estádio do Café. Um ano depois, aquele jogo ganha contornos irônicos. Se vencesse, o Vasco rebaixaria o Londrina para a Série C do Brasileiro. Hoje, o clube paranaense é o principal candidato a impedir o acesso do clube à Série A. Explicar essa ascensão, no entanto, passa por vários fatores.

Após os resultados da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Londrina está a um ponto de distância do Vasco (45 a 44 neste momento). Enquanto o cruz-maltino está em quarto lugar, os paranaenses estão em quinto. Daqui a três rodadas, eles se enfrentam em São Januário, em partida que se desenha com cara de "final" na luta pelo acesso à elite do Brasileiro.

A ascensão do Londrina passa pela excelente campanha feita no returno e pelo trabalho feito pelo técnico Adilson Batista. Os paranaenses são donos da terceira melhor campanha do segundo turno da Série B, com 18 pontos conquistados — são cinco vitórias, três empates e duas derrotas. Apenas Ituano e Cruzeiro, com 20 pontos cada, tiveram números superiores.

Taticamente, Adilson tem como maior mérito conseguir aperfeiçoar o sistema defensivo do Londrina. Neste returno, tem a segunda defesa menos vazada com apenas sete gols sofridos — atrás apenas do Cruzeiro. O Vasco, para ter noção da comparação, é a terceira pior, com 13 tentos.

— Até quando não joga bem, o Londrina consegue ganhar. Isso ainda com o Adilson Batista não conseguindo repetir a escalação em nenhuma rodada. Na janela, só saiu o volante Jhonny Lucas. A diretoria conseguiu segurar os destaques e o time está bem entrosado. A defesa é firme com Saimon e Gustavo Vilar. Alan Ruschel também trouxe experiência. A defesa virou um pilar da equipe. Além, claro, da velocidade de Caprini e Douglas Coutinho — afirma Guilherme Lima, setorista do Londrina.

O setorista também destaca que um momento foi decisivo na temporada. Antes da virada do turno, Adilson teve proposta para sair. Porém, mesmo com salários atrasados, decidiu ficar. De quebra, reuniu o elenco e falou que ele seria o exemplo a ser seguido nesta situação e pediu para nenhum outro jogador deixar o clube. Assim, ganhou o elenco.

De lá para cá, o Londrina conseguiu queimar a "gordura" feita pelo Vasco na Série B. No fim do primeiro turno, o cruz-maltino era o vice-líder enquanto o Tubarão estava em sétimo lugar, com nove pontos de diferença entre eles. Segundo a ferramenta 'Bola de Cristal' do GLOBO, os paranaenses têm 26,8% de chances de acesso, contra 65,5% dos cariocas. Adilson Batista evita falar em acesso, mas admite que o objetivo é construído jogo a jogo.

— Esses dias estávamos com sete pontos para o Vasco. Daqui a três jogos temos esse confronto, vamos diminuindo. Tenho conversado para se fecharmos. O ideal é na 38ª rodada, ao término dela, estarmos entro os quatro. Eu sei que é difícil, mas não impossível — destacou.

O elenco do Londrina passa longe de ser estrelado. O mais conhecido é o lateral-esquerdo Alan Ruschel, autor do gol decisivo na vitória por 1 a 0 sobre o CRB. Outras caras marcantes são o atacante Douglas Coutinho, ex-Athletico, o zagueiro Saimon, ex-Grêmio, e o meia Gegê, ex-Botafogo.

Fonte: O Globo
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir