Futebol

'Sistema defensivo do Vasco funcionou muito bem e soube sofrer a pressão'

Foi no sufoco, mas o Vasco conseguiu garantir a vitória sobre o Sampaio Corrêa por 1 a 0 e colar no G4 da Série B. Se no início da competição o Gigante não conseguia vencer jogando em casa, os últimos jogos na Colina trouxeram alegria para os vascaínos. 

A equipe de Marcelo Cabo conseguiu uma sequência positiva de resultados em casa. O início não foi o esperado, com tropeços para Operário e Avaí. Mas diante de CRB, Brusque, Confiança e, ontem, Sampaio Corrêa, o Vasco chegou a quarta vitória seguida na Colina. Além disso, essa foi a primeira vez que o time venceu duas partidas consecutivas na Série B.

Desta vez, a vitória parecia que viria fácil. Mas só parecia. O Vasco abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo, sempre com ele, Germán Cano. O artilheiro foi esperto ao roubar a bola do Sampaio na saída de bola, tabelar com Léo Matos e mandar para o fundo do gol.

O gol logo no início fez o Sampaio sair para o jogo e acuar o Vasco em seu campo de defesa. Os visitantes chegaram a ostentar 85% de posse de bola, mas ainda encontravam dificuldades para criar grandes oportunidades. Por sua vez, a equipe de Marcelo Cabo tentava matar o jogo em algum contra-ataque, mas pecava nas conclusões finais. Cano ainda quase marcou um golaço no primeiro tempo, ao soltar uma bomba de fora da área e ver o goleiro Mota fazer grande defesa. 

Muito criticado no início da temporada, o sistema defensivo do Vasco funcionou muito bem e soube sofrer a pressão do Sampaio até o fim. Ernando, outro que foi alvo de críticas, foi um dos melhores em campo na vitória da última sexta-feira, sempre seguro e com boas antecipações para cortar as jogadas.

 Em entrevista coletiva, Marcelo Cabo elogiou o desempenho de seus atletas e disse que o Vasco segue em evolução. Questionado sobre a pouca posse de bola que sua equipe teve durante a partida (31%), o treinador foi direto em sua resposta e afirmou que prefere sempre ficar com ‘os três pontos’.

– O Sampaio Corrêa ficou com a posse de bola, e a gente ficou com os três pontos. Nos jogos em que perdi em casa, a nossa posse de bola foi maior. Foi uma estratégia que elaboramos e vencemos. O Vasco não começou bem a Série B, mas tenho certeza que vai terminar com o acesso. Hoje o Vasco é uma equipe muito equilibrada, equipe que não leva gols e está muito organizada. No momento de a gente propor, a gente vai propor. Se tiver que escolher entre a posse e vencer o jogo, eu vou escolher a vitória – disse Marcelo Cabo. 

Fonte: Esporte News Mundo
  • Quarta-feira, 22/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 2
    Independiente Medellín Independiente Medellín 2
    Copa Sul-Americana Atanasio Girardot
  • Sábado, 25/07/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 29/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Spinelli 7
Jogos
Vitórias 14 (37,84%)
Empates 10 (27,03%)
Derrotas 13 (35,14%)
Total 37
Gols
Marcados 51 (53,13%)
Sofrido 45 (46,88%)
Total 96
Saldo 6
Cartões
Amarelos 71 (89,87%)
Vermelhos 8 (10,13%)
Total 79