A 17ª rodada do Campeonato Brasileiro ainda está longe de terminar, mas o Santos e o Internacional já saem dela comemorando, apesar das duras baixas que tiveram de superar durante a semana.
Neste sábado, o Peixe derrotou o Goiás no Pacaembu e o Colorado venceu o confronto direto com o Botafogo no Beira-Rio. Desta forma, dos dois times mantiveram seus lugares no grupo dos quatro primeiros colocados.
Em seu primeiro jogo sem o meia Paulo Henrique Ganso, que operou o joelho esquerdo neste sábado depois de uma grave lesão no joelho, o clube da Vila Belmiro bateu o lanterna do Brasileirão por 2 a 0, mesmo com outro pênalti perdido por Neymar. O resultado mantém a equipe com a terceira colocação, com 27 pontos.
Outro fato animador para o técnico Dorival Júnior foi o gol do jovem Alan Patrick, que é tido dentro da Vila Belmiro como um possível substituto de Ganso na escalação santista sendo que antes o jovem meia-atacante, cobiçado pelo futebol europeu, era pensado como uma reposição para Robinho na linha de frente.
Do lado do Inter, que perdeu o garoto Taison em transação para o futebol ucraniano e ainda tem o artilheiro Alecsandro afastado por lesão, a equipe comemora por ter alcançado os mesmos 27 pontos do Santos, figurando na quarta posição, e também por ter visto alguns de seus rivais pelas primeiras colocações terem encarado dificuldades no início da antepenúltima rodada do primeiro turno.
Um deles, no caso, foi o próprio Bota, que defendia a terceira posição e acabou desbancado com o gol do grandalhão Leandro Damião, que não tem a fama de alguns de seus companheiros de ataque, mas que também vem resolvendo para o time gaúcho.
Com elencos volumosos e técnicos ambiciosos, que não pretendem deixar seus jogadores acomodados com as conquistas da temporada, Santos e Inter mandam seu recado aos líderes Fluminense e Corinthians. Eles estão no páreo, ainda. E não custa lembrar que ainda têm um jogo a mais para cumprir, justamente o confronto direto entre as equipes, adiado na época de decisões.
Perdendo fôlego?
Se Santos e Inter mantêm sua caçada à dupla de frente firme, o Ceará vai dando sinais de que pode ficar para trás na disputa. Depois do início surpreendente, com cinco vitórias seguidas em Fortaleza, o time venceu apenas uma vez em casa em cinco jogos. No último deles, neste sábado, ficou no 2 a 2 com o Grêmio Prudente, depois de chegar a tomar uma virada no Castelão.
Mas ainda resta Fortaleza
Por outro lado, o Ceará ainda se segura como uma das melhores campanhas do campeonato em seu estádio. Embora tenha perdido rendimento nas últimas rodadas, o Vovô, com nove jogos, é um dos poucos times que ainda estão invictos em casa, ao lado dos líderes Fluminense e Corinthians, e do Botafogo.
Não foi agora
O Vasco saiu na frente com um golaço de Zé Roberto aos 44 minutos do primeiro tempo ganhando a sensação de que poderia ter certa tranquilidade após o intervalo. Nada disso. A equipe de São Januário, que tinha tudo para saltar posições na tabela, acabou cedendo o empate por 1 a 1 ao Cruzeiro ainda nos acréscimos da primeira etapa em um lance confuso. Assim, os comandados de Paulo César Gusmão sobem provisoriamente só uma posição na classificação, quando podiam, com três pontos, terem deixado também o adversário para trás. A Raposa vai aos 25 pontos e segue à espreita do pelotão dianteiro.
Mais lidas