Clube

Site explica 'queda de braço' entre Vasco, Botafogo e Ferj

O ano de 2022 ainda não acabou, mas os clubes já se movimentam nos bastidores para planejar a próxima temporada. Em meio a isso, Botafogo e Vasco, liderados por SAF’s, alinharam os interesses e se uniram contra o Flamengo e a Ferj (Federação do Estado do Rio de Janeiro).

Já pensando no Campeonato Carioca de 2023, Botafogo e Vasco começaram a questionar a divisão dos direitos de transmissão da competição. Isso porque a proposta prevê que o Flamengo receba praticamente o dobro em comparação aos três principais rivais.

Na última semana, se tornou público o valor que o Flamengo vai receber pelos direitos do Cariocão: R$ 18 milhões. Após a confirmação do montante, o Vasco afirmou que não assinaria o acordo dos termos com a Ferj.

Além de se manifestar contrário à proposta feita para o Flamengo, o Vasco teceu duras críticas à diretoria do Rubro-Negro. Em comunicado oficial, o Cruz-Maltino disse que o Rubro-Negro “parece ainda não ter entendido que futebol não se joga sozinho”.

Assim que o Vasco se manifestou publicamente contra Flamengo e Ferj, executivos da 777 Partners, SAF que administra o Cruz-Maltino, entraram em contato com John Textor. Ambos os administradores alinharam o discurso e, logo depois, o Botafogo também informou que não assinaria os termos do Cariocão.

E O FLUMINENSE?

Junto a Botafogo e Vasco, o Fluminense, de forma discreta, comprou o discurso. O Tricolor, no entanto, tem uma parceria com o Flamengo na administração do Maracanã. Portanto, não deve “bater de frente” de maneira incisiva, apesar de demonstrou descontentamento.

FLAMENGO EM SILÊNCIO

Alvo da insatisfação dos demais clubes de maior expressão do Campeonato Carioca, o Flamengo ainda não se manifestou sobre o ocorrido. O Rubro-Negro, em nenhum momento, emitiu qualquer espécie de comunicado rebatendo os pronunciamentos dos rivais.

Fonte: Jogada 10
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Audax Italiano Audax Italiano 2
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Brenner 3
Jogos
Vitórias 7 (31,82%)
Empates 8 (36,36%)
Derrotas 7 (31,82%)
Total 22
Gols
Marcados 29 (53,70%)
Sofrido 25 (46,30%)
Total 54
Saldo 4
Cartões
Amarelos 39 (88,64%)
Vermelhos 5 (11,36%)
Total 44