A vitória vascaína por 3 a 2 sobre o Criciúma na noite do último sábado (27/07), em São Januário, marcou não só o retorno do ídolo Juninho Pernambucano ao estádio, mas também a estreia do Raízes, uniforme retrô do Vasco em parceria com a Penalty, lançado no dia 19 de julho, em São Paulo.
A nova camisa que já está sendo vendida nas lojas Gigantes da Colina, faz uma homenagem ao navegador português Vasco da Gama e conta com vários elementos portugueses, como o escudo em homenagem à seleção do país lusitano, além do brasão de armas utilizado nos navios de Vasco da Gama e na parte interna da camisa, foi estampada uma carta enviada ao rei de Portugal batizando o clube em 1498. Nesse ano, aconteceu a comemoração do quarto centenário da viagem da descoberta do caminho marítimo para as Índias, viagem realizada pelo navegador Vasco da Gama.
Já o nome da patrocinadora Caixa Econômica aparece na parte da frente da camisa, como se tivesse sido escrito a caneta.
O tecido da camisa da coleção Raízes foi produzido com 100% de poliéster e o tecido reproduz o efeito de algodão, e um tratamento bacteriostático, que inibe a proliferação de bactérias causadoras de odores decorrentes da decomposição do suor. O acabamento da peça permite rápida absorção, transporte e secagem do suor. O conforto é garantido através do tecido da parte interna, feito em microfibra de poliéster.