Futebol

Soberano, Vasco chega ao seu último clássico no ano

No que depender do retrospecto diante dos rivais em 2015, o Vasco tem tudo para vencer o Fluminense neste domingo, às 18h (de Brasília), no estádio Nilton Santos, o Engenhão, e seguir vivo na luta para escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino, que por sinal foi o campeão carioca este ano, chega para o último clássico da temporada com ampla superioridade sobre os maiores adversários do Rio de Janeiro. Foram oito vitórias, três empates e só duas derrotas em 13 confrontos com Flamengo, Fluminense e Botafogo - aproveitamento de 69,2% contra 38,8% do Rubro-Negro, 37,5% do Tricolor e 33,3% do Alvinegro.

As duas derrotas sofridas pelo Vasco em clássicos foram no início do ano, ambas para o Flamengo: a primeira em amistoso pelo Torneio de Manaus e a última na primeira fase do campeonato estadual. Mas depois não perdeu mais para o arquirrival, que derrotou quatro vezes e empatou outras duas, com direito à eliminação do Rubro-Negro na semifinal do Carioca e nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Cruz-Maltino levou a melhor nos únicos dois duelos até o momento contra o Fluminense e ainda venceu duas e empatou outra diante do Botafogo.

- A gente entra para ganhar em todos os jogos, mas não sei o motivo. A gente se motiva bastante, tem muita vontade de vencer, são jogos que mobilizam muito o estado e nos mobilizam também - avaliou Luan, sem encontrar explicação para o bom desempenho sobre os rivais.

Das 13 partidas, Jorginho esteve à frente do time apenas em três, todas diante do Flamengo. E está invicto: foram duas vitórias e um empate. Andrezinho, que chegou ao clube só na metade do ano e assim como treinador ainda não perdeu para os rivais, marcou seu único gol com a camisa vascaína até aqui justamente em um clássico contra o Fluminense. E se mostrou confiante em fechar o ano dos duelos regionais com mais um triunfo.

- Clássico é sempre bom vencer, ainda mais nessa sequência. Por ser o último, conta muito para o torcedor essa série de vencer os clássicos. E para a gente diminuir a distância, podemos com uma vitória ficar a um ou a dois pontos de sair da zona (de rebaixamento).

Vasco recebe o Fluminense neste domingo, às 18h (de Brasília), no Engenhão, pela 33ª rodada do Brasileirão. Restando seis jogos para o fim do campeonato, o Cruz-Maltino segue na lanterna, mas já reduziu a distância para o primeiro clube fora da zona de rebaixamento de 13 para quatro pontos. O time de Jorginho está há nove partidas invicto, mas vem de quatro empates seguidos.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 20/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Olimpia Olimpia 3
    Copa Sul-Americana Defensores del Chaco
  • Domingo, 24/05/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 27/05/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 13 (40,63%)
Empates 9 (28,13%)
Derrotas 10 (31,25%)
Total 32
Gols
Marcados 46 (54,76%)
Sofrido 38 (45,24%)
Total 84
Saldo 8
Cartões
Amarelos 66 (89,19%)
Vermelhos 8 (10,81%)
Total 74