Política

Sonia Andrade fala sobre processo do Vasco para se tornar S/A

Será que tornar um clube uma empresa é o caminho para o Vasco?

Vamos pensar juntos?

O clube-empresa tem como objetivo auxiliar clubes de futebol que estejam passando por dificuldades financeiras. Atualmente, os clubes de futebol são caracterizados como uma associação civil sem fins lucrativos. O regime permite que os times se tornem uma sociedade anônima (S/A) ou empresa limitada, com o objetivo de obter lucros. O clube ainda pode se fundir e ser incorporado a outras sociedades empresariais.

Quem aderir ao clube-empresa pode ter acesso a planos de refinanciamento de dívidas, nos quais os débitos podem ser parcelados em até cinco anos. Além disso, multas, juros e taxas podem ser reduzidos em mais de 40% ou até zerados. O benefício será maior quanto menor for o parcelamento.

Além disso, o clube de futebol que se tornar clube-empresa pode pedir automaticamente recuperação judicial. Nesse caso, após ter um plano de reestruturação de dívidas aprovado, o clube fica protegido ao menos durante seis meses de ações de penhora. Nesse período, pode continuar participando de competições.

Dívidas fiscais não entram em uma recuperação judicial. Mas está previsto no projeto que os times que aderirem terão um porcentual de desconto maior em um programa específico para esse tipo de dívida. Contudo, seria necessário pagar antecipadamente pelo menos 15% da dívida.

Clubes como Botafogo e Athletico-PR se interessaram pela proposta do projeto de lei que cria o clube-empresa. O clube Figueirense já é considerado uma sociedade limitada.

No Brasil, já houve tentativas anteriores de profissionalizar clubes de futebol, como a Lei Zico e a Lei Pelé. Entretanto, os projetos não mudaram o panorama de alto endividamento dos clubes no país.

Amanhã trarei mais informações !
Ótima noite!

A post shared by Sonia Andrade (@canalsoniandrade)

Fonte: Instagram da VP Sonia Maria Andrade dos Santos
  • Quarta-feira, 26/01/2022 às 19h00
    Vasco Vasco 4
    Volta Redonda Volta Redonda 2
    Taça Guanabara Raulino de Oliveira
  • Sábado, 29/01/2022 às 21h00
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Taça Guanabara São Januário
  • Quarta-feira, 02/02/2022 às 21h35
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Taça Guanabara São Januário
  • Domingo, 06/02/2022 às 15h30
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Taça Guanabara Conselheiro Galvão
  • (09/02 - Qua) ou (10/02 - Qui)
    Vasco Vasco
    Portuguesa Portuguesa
    Taça Guanabara São Januário
  • (12/02 - Sáb) ou (13/02 - Dom)
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Taça Guanabara Maracanã