Futebol

Sotaque português no Vasco da Gama

Um clube cujo nome é uma homenagem ao navegador português Vasco da Gama, que descobriu o caminho marítimo para a Índia e cuja incorporação, em 1915, do clube de futebol Lusitânia, deu origem à formação da primeira equipe de futebol do Club de Regatas Vasco da Gama, tem em seu DNA, o sotaque do português cerrado do continente europeu.

Pode ficar ligado a todos os calendários, provas e resultados do Vasco, do Brasileirão e de ligas europeias fazendo o betway download do aplicativo, com todas as novidades de futebol e outras modalidades.

É verdade que o fluxo de jogadores acontece, maioritariamente, em sentido inverso. Ou seja, os jogadores brasileiros continuam a ir para a Primeira Liga, em Portugal. Muitos deles com o sonho de chegar a grandes clubes europeus, da Premier League Inglesa ou da La Liga Espanhola. Ainda assim, uns quantos futebolistas fizeram o caminho contrário e deixaram Portugal para no Brasil, em especial no Vasco da Gama.

Fernando Augusto

Nascido em Trás-os-Montes, Portugal, emigrou com os pais para o Brasil ainda jovem e integrou os juvenis do Botafogo. Passou pelas equipes principais de Bangu e Ferroviário, antes de chegar ao Vasco da Gama, em 1966. Dois anos depois, integrou a equipe técnica do Vasco da Gama e, em 1970, conduziu o clube a campeão do Campeonato Carioca, título que perseguia há anos.

Pode saber mais sobre desempenhos, estatísticas e títulos de jogadores, em sites como a Betway, que acompanham todas as provas nacionais e internacionais.

Fernando Peres

É certo que a passagem de Fernando Peres pelo Vasco da Gama foi curta: apenas uma temporada, em 1974. O jogador, nascido em Lisboa, e com um percurso brilhante em alguns dos maiores clubes portugueses, foi para o Brasil e integrou o time do Gigante da Coluna tempo suficiente para conquistar o Campeonato Brasileiro, nesse ano.

José Júnior (Lito)

Nasceu em Luanda e integrou o Setúbal e o Braga, em Portugal. Teve uma curta passagem pelo Vasco, em 1979, regressando a Portugal para representar, até 1985, o Sporting.

José Dominguez

Nascido em Lisboa, o jogador chegou ao clube em 2005, em fim de carreira. O Vasco da Gama foi, aliás, o último clube que José Dominguez integrou, depois de ter passado pelo Sporting, Tottenham, Kaiserslautern e Al-Ahli.

Como se verifica, a quantidade de nomes de jogadores portugueses na história do Vasco da Gama é muito reduzida, e, na maioria, experiências mal sucedidas, onde os futebolistas acabaram por ficar menos de um ano. É curioso, se tivermos em conta que a agremiação foi fundada por remadores portugueses e luso-descendentes, homenageando os 400 anos da viagem de Vasco da Gama às Índias. Conheça os mais recentes jogadores do clube e outras informações, em sites especializados como a Betway.

Certo é que o que une Brasil e Portugal é bem mais do que o que os separa. Por isso, os dois países continuam a receber, de um lado e do outro do Atlântico, as suas gentes. Não só no esporte, como em todas as áreas da sociedade, a língua que une países, mesmo com sotaques diferentes, tem conseguido criar pontes.

Fonte: SUPERVASCO.COM
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri