Quando uma promessa se torna realidade? O reconhecimento da crítica, a titularidade, os aplausos da torcida, tudo isso são sintomas de que aquele jogador acostumado a ter o nome ligado a verbos no futuro passou a fazer parte do presente de sua equipe. Souza experimenta neste começo de ano o fim de sua transição. Uma das armas do Vasco para a final da Taça Guanabara, o volante festeja a maturidade, tão necessária na sua primeira decisão como profissional.
\"Está sendo um momento importante para mim. Trabalhamos para isso, para sermos reconhecidos. Fico feliz porque estou tendo a oportunidade de mostrar que não sou mais um garoto, aquele menino que entrou no time profissional em 2008. Cresci muito, estou mais maduro\", afirmou Souza.
Aos 21 anos, o volante já passou por situações que o permitem viver a proximidade da decisão da Taça Guanabara com mais tranquilidade do quemuitos jogadores na sua idade. Souza já sofreu lesão séria no pé direito, que o deixou afastado dos gramados por dez meses, entre 2008 e 2009, justamente quando começava a se firmar como profissional. O problema retardou o seu aproveitamento, que aconteceu na Série B. Titular em boa parte da competição, ele vislumbra agora a chance de conquistar um título de primeira.
Outro sinal de maturidade é encontrado quando Souza expõe as ambições para um futuro nem tão distante. Titular da Seleção sub 20 que disputou o Mundial, ano passado, o jogador planeja manter as boas atuações para voltar a vestir a camisa verde e amarela:
\"Tenho de pensar nisso. Como eu já fui para a Seleção sub 20, não estou tão longe da principal. Eu creio que, se eu mantiver o nível na Copa do Brasil e no Brasileiro, a chance vai surgir depois da Copa do Mundo\", disse.
Confira os degraus da evolução de Souza no Vasco:
Primeiro jogo : Souza entrou no segundo tempo da partida contra o Itabaiana (SE), pela Copa do Brasil de 2008.
Lesão : Souza quebrou o pé direito e ficou dez meses sem jogar.
Retorno : Souza voltou a jogar com Dorival Júnior e foi um dos destaques da campanha na Série B.
Decepção : Souza é titular da Seleção no Mundial Sub 20, mas perde pênalti na decisão e é vice.
Sequência: Souza cria rotina de ótimos jogos pelo Carioca e ganha mais visibilidade.