Futebol

Souza é anunciado oficialmente pelo Besiktas-TUR

Tendo ficado em terceiro lugar na última temporada turca, o Besiktas do treinador Sergen Yalçin convive com a frustração da eliminação nos playoffs da Champions League para o PAOK da Grécia, e pretende corrigir os rumos da temporada na liga local, e na Europa League. Com isso, sabendo que Souza estava livre no mercado após chegar a um acordo para a rescisão de seu contrato junto ao Al Ahli, aproveitou a oportunidade e firmou um contrato com o atleta brasileiro.

A proposta dos turcos para Souza foi de 1 ano de contrato, com opção de renovação para mais 1, e salário fixo de 1,3 milhões de euros por ano, mais bônus. O jogador firmou o acordo com  a equipe turca no último dia 8, e chegou em Istambul neste domingo, dia 13 de setembro de 2020, para poder fazer os exames médicos e assinar seu contrato.

Esta não será a sua primeira passagem na Turquia, pois o atleta defendeu as cores do Fenerbahçe por 3 temporadas, antes de partir para a Arábia Saudita. O Besiktas é inclusive um dos grandes rivais históricos de sua antiga equipe, onde ele era bem quisto pela torcida por causa de suas boas temporadas por lá.

Confira o vídeo do anúncio oficial:
 

Souza foi revelado pelo Vasco da Gama, e após ser vice-campeão do mundo com o Brasil Sub-20 no Mundial do Egito de 2009, se transferiu para o Porto, onde ficou até janeiro de 2012, quando se transferiu para o Grêmio, e posteriormente para o São Paulo. Suas boas exibições no seu retorno ao Brasil lhe credenciaram a uma vaga na Seleção Brasileira principal, o que fez com que ele chamasse a atenção do Fenerbahçe, que o comprou por 8 milhões de euros em 2015. Após três temporadas na Turquia ele se transferiu para o Al Ahli da Arábia Saudita, onde ficou até o último dia 3 de setembro de 2019.

Saída pela porta dos fundos

Souza foi uma das contratações mais caras da história do Al Ahli, custando 12 milhões de euros aos cofres sauditas, com isso sua chegada foi repleta de expectativas, que não foram cumpridas muito bem. Quando estava em campo, o atleta correspondia ao valor que foi pago,  sendo um dos líderes em desarmes e passes certos de sua equipe, porém, conviveu com muitas lesões, e sua adaptação no país foi difícil, de modo que ele não se sentia a vontade no clube.

A torcida sentiu isso, e mesmo com suas boas exibições, pegava bastante no seu pé. Sua lesão depois do clássico contra o Al-Ittihad no último dia 9 de agosto, selou a sua saída do clube. Com o clima praticamente insustentável com a torcida, o atleta chegou a um acordo para sua rescisão de contrato com os sauditas.

Ao todo ele esteve presente em 40 jogos, fez 1 gol, e deu 5 assistências nas duas temporadas em que defendeu o Al Ahli.

Desapontamento da torcida cruzmaltina

Em fevereiro do ano passado, Souza pediu liberação do Al Ahli, que detinha seu passe até então, para poder se recuperar de uma lesão no púbis no departamento médico do Vasco. Ao todo ele passou 4 meses no Brasil, e na ocasião, deu diversas entrevistas dizendo que queria fazer parte da equipe carioca o quanto antes, chegando inclusive a acionar a FIFA para conseguir a liberação do seu contrato e ficar de vez no clube.

Com a ação, a FIFA fez com que o clube árabe pagasse tudo que o devia, e o forçou a voltar para cumprir seu contrato, que iria até o meio de 2021. O que não aconteceu por causa do acordo para a sua rescisão, que foi motivo de ânimo entre a torcida vascaína, que acreditou que ele estaria fazendo isso para voltar ao clube que o revelou, como ele tentou fazer em 2019.

O jornalista turco, Ekrem Konur, chegou inclusive a dizer que o jogador estava negociando seu retorno ao clube carioca, o que foi prontamente negado pela diretoria do Vasco da Gama. Posteriormente a isso, veio o interesse do Besiktas, que acertou com o atleta, para o desapontamento da torcida vascaína, conferido em postagens  nas redes sociais. 

Fonte: Planeta Brazuka
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário