Nesta sexta-feira, o SporTV acompanha ao vivo o julgamento dos recursos que podem mudar o rumo do Campeonato Brasileiro de 2013. Os auditores do Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) julgam, a partir das 11h (de Brasília), os recursos de Portuguesa, Vasco, Flamengo e Cruzeiro. O Canal Campeão, a partir das 9h, transmite flashes ao vivo da sede do STJD, no Centro do Rio de Janeiro, e transmite a sessão na íntegra, dentro do "SporTV News Especial", com apresentação de Bruno Souza. Os repórteres Bruno Cortês, Guido Nunes e Janaína Xavier participaram da cobertura, direto do tribunal.
Pelo edital divulgado pelo STJD, o primeiro tema a ser analisado será o pedido do Vasco para que a partida contra o Atlético-PR, disputada no último dia 8, seja impugnada. A diretoria do clube carioca alega que o jogo não deveria ter sido reiniciado após a briga generalizada entre torcedores dos dois clubes na Arena Joinville e que o prazo máximo de interrupção não poderia ultrapassar 60 minutos, prazo previsto em regulamento. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro reiniciou a partida depois de 73 minutos de paralisação. O pedido do Vasco foi rejeitado por duas vezes pelo presidente do STJD, Flávio Zveiter, que o encaminhou para o Pleno.
Portuguesa e Flamengo questionam a decisão da 1ª Comissão Disciplinar, tomada no último dia 16, que puniu os dois clubes com a perda de quatro pontos pelas escalações do meia Héverton e do lateral André Santos, respectivamente, nas partidas contra Grêmio e Cruzeiro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
A decisão do STJD causou o rebaixamento da Lusa e a manutenção do Fluminense na Série A para 2014. O clube paulista argumenta que não foi comunicado oficialmente da suspensão de Héverton por dois jogos na sexta-feira anterior à ultima rodada do Nacional. E que a decisão não foi publicada pela CBF. A diretoria da Portuguesa argumenta ainda que não agiu de má-fé ao colocar o jogador em campo.
O Flamengo defende que a legislação desportiva prevê mais de uma interpretação sobre a suspensão de André Santos. O jogador foi expulso na finalíssima da Copa do Brasil, diante do Atlético-PR, e não poderia ter enfrentado o Cruzeiro, pelo Brasileirão, na opinião dos auditores da 1ª Comissão Disciplinar do STJD.
O Cruzeiro será julgado por ter relacionado o goleiro Elisson na partida contra o Vasco, pela 36ª rodada. O campeão brasileiro foi absolvido em primeira instância e, mesmo que seja punido no Pleno com perda de três pontos, não perderá o título - já que marcou 11 pontos a mais que o Grêmio, o segundo colocado. Elisson estaria sem contrato válido com o time mineiro na época do jogo.
Mais lidas