Torcida

STJD faz denúncia contra Vasco e Corinthians por tumulto em Brasília

 A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu oferecer denúncia a Corinthians e Vasco pelos conflitos ocorridos na partida entre as duas equipes, no último domingo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A pena prevista é perda do mando de campo de uma a dez partidas, a disputa dos jogos com portões fechados e multa que vai de R$ 100 a R$ 100 mil.

Os clubes responderão pelo artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de deixar de tomar providências capazes e prevenir ou reprimir desordens ou invasão do campo. No último domingo, integrantes de torcidas organizadas das duas equipes brigaram na arquibancada do estádio. No fim da partida, um torcedor do Vasco invadiu o campo.

De acordo com o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, a denúncia será oferecida com o pedido para que, caso a pena seja punida com perda do mando de campo, ela seja cumprida sem a presença da torcida do clube infrator. Isso porque a lei prevê que o clube punido dessa maneira possa atuar a uma distância de, no mínimo, 100 quilômetros de seu estádio. Assim, isso evitaria que Vasco ou Corinthians cumprissem a pena atuando, por exemplo, novamente em Brasília, mas com seus torcedores.

- Hoje, uma perda de mando é cumprida, pelo regulamento da competição, a no mínimo 100 quilômetros da sede. O problema é que os clubes já estão mandando os jogos fora das suas sedes, como foi esse caso. Então nesse caso, se tem essa gravidade toda, a nossa denúncia é que a perda de mando de campo, para que não seja inócua, seja cumprida sem a presença de público ou, pelo menos, sem a presença da torcida do clube infrator. Que o visitante tenha o seu ingresso, aquela quantidade de 10%, mas que o torcedor do clube mandante não possa comparecer - explicou Schmitt.

O procurador-geral do STJD admitiu que esse tipo de punição não está no artigo 213 do CBJD, mas afirmou que a punição é possível de ser aplicada pelo comissão disciplinar ainda a ser designada para analisar o caso.

- O regulamento antes mandava todas as perdas de mando de campo serem cumpridas com portão fechado. Isso caiu. Mas em casos graves, ou especificamente nessa situação na qual o clube já manda o jogo longe da sua sede... Eu não estou querendo resgatar o portão fechado para toda e qualquer situação, estou querendo que haja a aplicação dessa forma para um caso de gravidade elevadíssima e jogos em que os clubes já estão mandando fora das suas sedes - disse.

Fonte: ge
  • Quinta-feira, 11/09/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 1
    Botafogo Botafogo 1
    Copa do Brasil Nilton Santos
  • Domingo, 14/09/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Ceará Ceará
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 21/09/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quarta-feira, 24/09/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 27/09/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 24
Jogos
Vitórias 15 (30,00%)
Empates 17 (34,00%)
Derrotas 18 (36,00%)
Total 50
Gols
Marcados 66 (51,97%)
Sofrido 61 (48,03%)
Total 127
Saldo 5
Cartões
Amarelos 110 (95,65%)
Vermelhos 5 (4,35%)
Total 115