Clube

STJD reduz punição de João Victor e chefe dos gandulas

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol deu parcial provimento ao recurso do Vasco para reduzir as penas do atleta João Victor e do chefe dos gandulas Ricardo Rosemberg. Julgados nesta quarta, 29 de maio, os auditores reduziram a pena de dois jogos de João Victor para uma partida e reduziram a pena de 135 dias de suspensão do chefe dos gandulas para 60 dias. A decisão foi por maioria dos votos.

As expulsões foram aplicadas na partida entre Vasco e Água Santa, pela Copa do Brasil.

João Victor recebeu o cartão vermelho após sair do banco do Vasco, após gol da sua equipe, e provocar adversário com xingamentos e ofensas. O atleta do Vasco foi denunciado por infração ao artigo 258 por conduta contrária disciplina e ofensa no artigo 243-F do CBJD.

Ricardo Rosemberg, chefe dos gandulas do Vasco, foi enquadrado pela Procuradoria por cometer três infrações: invadir o campo de jogo, cometer atitude contrária à disciplina ao querer briga com integrantes da equipe adversária e em outro momento brigar com o assessor de imprensa do Águia Santa. Os fatos renderam denúncia no s artigos 258-B e 258 do CBJD.

Em julgamento de primeira instância, a Quinta Comissão Disciplinar puniu João Victor com duas partidas de suspensão, sendo uma pela primeira conduta e uma pela segunda com a desclassificação do artigo 243-F para o artigo 258. Já Ricardo Rosemberg recebeu 45 dias de suspensão por cada infração, totalizando 135 dias.

O Vasco da Gama recorreu e atleta e funcionário tiveram recurso julgado no Pleno.

Com relatório e voto, o auditor Felipe Bevilacqua deu parcial provimento para reduzir para uma partida a pena do atleta João Victor e reduzir para 20 dias de suspensão cada infração praticada por Ricardo, totalizando 60 dias.

O recurso foi defendido pelo advogado Pedro Moreira.

“Partida decisiva para a Copa do Brasil e o Vasco sofreu um gol no finalzinho do segundo tempo, decaiu o psicológico da equipe e o Água Santa virou a partida. Nesse momento, o atleta Neilton se vira para o banco de reservas e diz que eles estão eliminados, só que ninguém revidou. Ato contínuo uma falta para o Vasco, cruzamento na área e gol. 3 a 3 e o jogo foi para os pênaltis. Nesse momento começou um bate-boca. Ricardo é o responsável pelos gandulas e quando começou o bate-boca, os seguranças foram ao banco de reservas e começaram a retirar os atletas. O Ricardo foi tentar apaziguar, recebeu um chute e aí perdeu a cabeça. Reconhecendo que se excedeu, mas o pedido é que seja reduzida a pena. Denunciado em três infrações, o responsável pelo gandula recebeu 45 dias por cada ato, totalizando 135 dias de suspensão”, disse o defensor do Vasco.

Entendendo que foram praticados três atos distintos pelo chefe dos gandulas, a Procuradoria opinou pelo indeferimento do recurso.

O voto do relator foi acompanhado pelos auditores Luiz Felipe Bulus, Sérgio Leal Martinez, Ivo Amaral, Caio Barros, Desirée Emmanuelle e pelo presidente José Perdiz de Jesus.

Único a divergir parcialmente, o auditor Paulo Sérgio Feuz justificou.

“O atleta ofendeu um atleta e o árbitro. Não vejo como dar uma única pena para o atleta. Aplico uma partida para cada ato praticado, totalizando duas partidas. Já o chefe dos gandulas meu voto é por 60 dias, acompanhando o relator, porém a pena fica restrita a atuação em campo”, explicou.

Fonte: STJD
  • Quarta-feira, 19/06/2024 às 20h00
    Vasco Vasco 0
    Juventude Juventude 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Alfredo Jaconi
  • Sábado, 22/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 26/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Sábado, 29/06/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 03/07/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 08/07/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir