Clube

STJD se junta ao MP e solicitará que São Januário seja interditado

A situação do Vasco se complica cada vez mais, após a barbárie no clássico contra o Flamengo no último sábado. O clube dificilmente poderá utilizar São Januário nos próximos jogos. Após o pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) também pedirá a interdição imediata do estádio.

O UOL Esporte apurou que os responsáveis pela denúncia a ser apresentada nesta segunda-feira (10) entenderam que São Januário precisará ser fechado até que se apresente um novo plano de segurança – a ser avaliado pelo STJD.

A denúncia está sendo preparada pela procuradora Danielle Maiolini, de Minas Gerais, que estava de plantão nesta rodada do Campeonato Brasileiro. Ela encaminhará o documento ao procurador-geral do órgão, Felipe Bevilacqua, que apresentará formalmente o caso ao presidente do STJD, Ronaldo Piacente. A expectativa é por uma decisão imediata de interdição.

Além do pedido de fechamento do estádio até que seja revisto o plano de segurança local, o Vasco será enquadrado nos artigos 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), podendo perder até dez mandos de campo e sofrer uma multa de R$ 100 mil.

Cenas de horror

São Januário foi palco de guerra ao final do clássico entre Vasco e Flamengo, no sábado (8). Torcedores atiraram os mais diversos objetos a campo, em protesto pela derrota. Os jogadores rubro-negros só deixaram o gramado 30 minutos depois do apito final, e ainda assim sob chuva de moedas, calçados, cadeiras e até rojões.

Quando a Polícia Militar tentou intervir, os vascaínos passaram a brigar na arquibancada e depredar o estádio. Torcedores que não estavam envolvidos na confusão ficaram sem ter para onde ir. Houve cenas de guerra, com crianças chorando, mulheres desesperadas e gente caída por causa da briga e do gás de pimenta usado pelos policiais.

A confusão se estendeu para fora do estádio, e o torcedor David Rocha Lopes, de 27 anos, foi baleado e morto. Pelo menos outras duas pessoas deram entrada no Hospital Souza Aguiar com ferimentos a bala.

Fonte: UOL Esportes
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Flamengo Flamengo 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Sábado, 31/01/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Rayan 2
Jogos
Vitórias 1 (33,33%)
Empates 1 (33,33%)
Derrotas 1 (33,33%)
Total 3
Gols
Marcados 4 (57,14%)
Sofrido 3 (42,86%)
Total 7
Saldo 1
Cartões
Amarelos 2 (50,00%)
Vermelhos 2 (50,00%)
Total 4