Categorias de base

Sub-17: Vasco enfrenta o Flamengo em busca do título carioca

O Vasco da Gama começa a decidir na manhã desta sexta-feira (11/11) mais um título na categoria sub-17. Atual campeão do Campeonato Carioca, o juvenil entra em campo às 11 horas, em São Januário, para o enfrentar o Flamengo pelo primeiro jogo da final da Taça Rio. Na briga pelo bicampeonato, o Gigante da Colina precisar superar o rival rubro-negro para conquistar o direito de disputar a decisão geral do Estadual.

Para a partida contra o clube da Gávea, o treinador Marcus Alexandre não terá à sua disposição o volante Caio Lopes. Jogador da Seleção Brasileira sub-17, o garoto ainda não se recuperou da lesão que o fez ser substituído no segundo tempo da semifinal contra o Fluminense. O zagueiro Miranda, outro selecionável, retorna de suspensão. Outro que poderá ser utilizado diante do Flamengo é o meio-campo Linnick, desfalque contra o Tricolor.

Das novidades, porém, apenas Miranda começará jogando. O atleta atuará como volante e terá a missão de proteger o sistema defensivo, composto por Cayo Tenório, Leonan, Norões e Alexandre, ao lado do também homem de contenção Nathan. No meio-campo, João Laranjeira será o responsável pela armação de jogadas para o trio de ataque, composto pelos velozes e habilidosos Marrony, Pedro Bezerra e Paulinho. Alexander seguirá utilizando a camisa 1.

Adversário cruzmaltino, o Flamengo atravessa uma fase excelente no Campeonato Carioca. O Rubro-Negro conquistou a Taça Guanabara e ostenta uma invencibilidade de 29 jogos na competição estadual. Assim como o Vasco, a equipe da Gávea possui em seu elenco vários jogadores que já vestiram a camisa amarelinha, sendo o principal destaque Vinícius Júnior, companheiro do cruzmaltino Paulinho no ataque da Seleção Brasileira sub-17.

Em 2016, o Cruzmaltino e o Rubro-Negro se enfrentaram duas vezes no sub-17. Na Taça Guanabara, os rivais empataram em 1 a 1. Na Taça Rio, o time da Gávea venceu por 4 a 1. A rivalidade no juvenil, porém, vem desde o ano passado. Vasco e Flamengo duelaram cinco vezes em 2015, com quatro triunfos vascaínos e apenas um do adversário. O Gigante da Colina, inclusive, conquistou o título estadual da categoria em cima do Rubro-Negro.

 

Fonte: ge