Categorias de base

Sub-17: Vasco x Flu começam a decidir o Carioca neste sábado

O Vasco começa neste sábado (3) a decidir o Campeonato Carioca Sub-17. O primeiro jogo contra o Fluminense será disputado nas Laranjeiras, casa do adversário. Na temporada, o Cruzmaltino ainda não perdeu para o Tricolor. Nas duas partidas pelo estadual, uma vitória e um empate. Já pela Taça BH, novo empate, porém o Fluminense levou a melhor na disputa de pênaltis, se classificando para a final da competição. O equilíbrio é a tônica do confronto. Por esse motivo, o técnico Celso Martins espera um jogo decidido nos detalhes.

“Tem sido um duelo muito equilibrado. São dois dos melhores times do país. Acredito em um jogo decidido nos detalhes. A gente se preparou muito mentalmente, para minimizar os erros. Estamos em uma reta decisiva muito importante e os atletas estão muito bem no ponto de vista tático e técnico”.

Sem fazer mistério, Celso Martins confirmou o Vasco que enfrenta o Fluminense na decisão do Carioca. O time vai a campo com Lucão, Natan, Germano, João Menezes e Riquelme; Bruno Clevelário, Juninho e Gabriel Pec; Vinícius, Michael e Talles Magno.

Título para coroar o trabalho

Além do Campeonato Carioca, o Vasco também está disputando a Copa do Brasil Sub-17. No primeiro jogo das quartas de final, vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, em São Januário. Celso Martins, que chegou ao clube no início do ano, quer os dois títulos para coroar o bom trabalho que está sendo desenvolvido.

“Eu acredito que seja um trabalho já significativo no ponto de vista do talento técnico, da reconstrução de uma identidade do Vasco. O torcedor vascaíno pode ficar tranquilo que dessa geração vai sair bons jogadores para o profissional. Não tenho a menor dúvida disso. Estamos em um reta final decisiva e chegou a hora de coroar esse trabalho com o título do Carioca e da Copa do Brasil”.

Sonhar é necessário

A equipe sub-17 vem despertanto a atenção do torcedor vascaíno devido a qualidade dos jogadores. A geração é cercada de muita expectativa positiva também dentro do clube. Celso Martins explicou o que tem sido feito para não perder tanto talento. Para o treinador sonhar alto e pensar grande é o segredo do sucesso.

“A gente tem uma equipe muito boa de trabalho, que conta com o respaldo da diretoria para intervir nos momentos necessários. O que eu falo para eles sobre sonhos. Tem que pensar grande. É jogar pelo profissional do Vasco, ser admirado por milhões de torcedores, ser vendido para um grande clube europeu. Sonhar com Seleção Brasileira. Não pode se acomodar com a titularidade no juvenil, com um contrato baixo. Vai muito na questão mental de cada atleta. Mas graças a Deus, essa geração é composta por jogadores bastante comprometidos.

Apesar do grande talento desses jogadores, Celso Martins afirmou que é preciso ter cautela na promoção desses atletas para os profissionais.

“Costumo dizer que não há uma regra para transição da base para o profissional. Depende muito da oportunidade aparecer e o jogador estar em um bom momento para aproveitar. Esses jogadores possuem projeção dentro do clube, mas é preciso dar tempo ao tempo. É importante ter uma passagem no sub-20 para depois pensar no time profissional”.

Fonte: Esporte24Horas
  • Domingo, 14/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 2
    Grêmio Grêmio 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir