Categorias de base

Sub-20: Caio Lopes e Bill, os destaques da decisão entre Vasco e Flamengo

Vasco e Flamengo fazem a segunda partida da final da Taça Guanabara sub-20 neste sábado, às 10h (de Brasilia), em São Januário. O GloboEsporte.com acompanhará o confronto em tempo real. No primeiro jogo, na Gávea, o Rubro-Negro largou na frente na disputa pelo título e venceu por 2 a 1 e tem a vantagem do empate.

A categoria é o último degrau dos jovens atletas no longo caminho até os profissionais. Um momento de transição e de muita esperança pela tão sonhada vaga no time de cima. Caio Lopes, do Vasco, e Bill, do Flamengo, são dois dos destaques no confronto.

Com 18 anos, o volante Caio Lopes lembrou das condições climáticas do primeiro jogo na Gávea. Para ele, a equipe precisa jogar como no fim daquele confronto para sair com o título da Taça Guanabara.

- O primeiro jogo teve um primeiro tempo atípico, com muita chuva e campo alagado. Em dois detalhes, nós tomamos os dois gols, e eles abriram a vantagem, mas nós reagimos no segundo tempo com esse gol e ainda pressionamos no fim. Vamos para São Januário com esse mesmo espírito: ir para cima e buscar a vitória - afirmou Caio Lopes.

Bill reconheceu a dificuldade imposta pelo adversário no fim da primeira partida. Autor do gol que abriu caminho para a vitória na Gávea, o atacante rubro-negro destacou a importância de manter a postura, sem deixar se acomodar com a vantagem.

- No segundo jogo, precisamos manter o nosso foco, o jeito de jogar para frente e a alegria. Controlar o jogo e não sentar em cima da vantagem. Se for preciso, no fim do jogo, usaremos a nossa vantagem, mas vamos jogar bola para vencer lá também - destacou Bill.

Trajetória na base

Os dois jogadores têm caminhos de destaque na base. Bill faz parte de uma geração vitoriosa do Flamengo. O atacante foi campeão da Copa São Paulo no ano passado e chegou a formar trio de ataque poderoso com Vinicius Junior e Lincoln, com quem teve resultados expressivos na base, como o título invicto do Carioca Sub-17, em 2016. Mesmo mais velho do que os companheiros, ele não se sente pressionado com relação ao futuro.

- Eu sempre digo que cada um tem a sua vida, o seu momento. Ele (Vinicius Junior) teve o dele e continua ainda com muito êxito na carreira. Eu espero ter o meu também. Trabalho para ter isso na minha carreira e para o meu tempo chegar. Tenho que trabalhar e esperar minha oportunidade - comentou o atacante.

Volante titular das últimas boas campanhas do sub-20 do Vasco, entre elas o vice-campeonato da Copinha desse ano, Caio também tem passagens pelas seleções sub-15 e sub-17.

- A gente começou o ano muito bem. A equipe na Copinha foi bem, e eu tive um bom desempenho. Tive, depois, uma oportunidade de ir para o profissional. Foi muito positivo até agora, e espero coroar essa primeira metade de ano com o título - disse Caio Lopes.

Experiência nos profissionais

O atacante do Flamengo, aos 20 anos, já fez até a sua estreia no time profissional. E não foi uma estreia qualquer. Bill entrou nos últimos minutos da final da Taça Rio, contra o Vasco, e conseguiu ser decisivo com a assistência para o gol de Arrascaeta, que deu o título ao clube.

- Foi muito bom. É o momento que todo atleta da base sonha em viver. Jogar um clássico, uma final de campeonato no Maracanã lotado, vestindo a camisa do Flamengo. Isso é muito especial. E eu pude ser importante, participando do gol de forma direta. Foi um momento muito marcante na minha vida - lembrou o atacante

Com passagens pelas seleções de base, Caio Lopes já foi chamado algumas vezes para treinar com o elenco profissional do Vasco. O jovem contou que aproveita o contato para aprender.

- Eu estou sempre à disposição, seja no profissional ou no sub-20. Tive a minha passagem lá (no time profissional) e voltei para o sub-20 totalmente concentrado em ajudar o time. Nos profissionais, todas as vezes em que eu fui solicitado, o grupo me recebeu muito bem. Sempre procuro escutar os mais experientes, sempre têm alguma coisa para passar. Onde o Vasco precisar, vou estar à disposição.

E os ídolos no futebol?

Quando o assunto é idolatria, os nomes vêm do futebol europeu. Caio Lopes contou que se inspira em jogadores estrangeiros da sua posição, mas seu ídolo mesmo é Ronaldinho Gaúcho.

- Comecei muito novo e acompanhava o que o Ronaldinho fazia no Barcelona na época, é o meu ídolo. Com relação a um espelho no profissional, vejo muito o Sergio Busquets, do Barcelona. Ele tem um estilo de jogo que eu gosto muito. O De Bruyne, do City, que tem outro estilo, também. Vejo os dois como alguns dos melhores do mundo. O Arthur, do Barcelona também é um jogador que eu me inspiro.

Já Bill se espelha no craque do Paris Saint-Germain e camisa 10 da Seleção:

- Atualmente, meu ídolo é o Neymar. Eu sempre falo que ele é o craque do nosso país, então eu me espelho muito. O meu estilo é muito parecido com o dele, então o meu ídolo é o Neymar.

Com o placar favorável na primeira partida, o Flamengo tem a vantagem do empate no jogo de volta para ser campeão. Qualquer vitória do Vasco por dois gols de diferença garante o título. Se vencer por apenas um gol de diferença levará a disputa para os pênaltis.

* Estagiários supervisionados por Thales Soares

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário