Categorias de base

Sub-20: Conheça Juan Batata, destaque da base do Vasco

Juan Alvina, de 20 anos, vem sendo um dos destaques do Vasco na categoria sub-20. O garoto é o artilheiro da equipe no Campeonato Carioca, com sete gols em sete partidas. Aumentou a estatística marcando dois no último sábado, na goleada sobre Volta Redonda por 6 a 0, que manteve a equipe invicta e líder na competição, com 19 pontos.

Veja os gols de Juan Batata em Vasco 6 x 0 Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca Sub-20

Ele é a esperança de gols do Vasco para o clássico contra o Botafogo, que será realizado neste sábado, às 15h (de Brasília), no Estádio Nivaldo Pereira, pela oitava rodada da Taça Guanabara. Cria da Colina desde 2007, Juan Alvina contou ao ge um pouco da sua história no Vasco e de como chegou a São Januário:

- Cheguei no Vasco com quatro para cinco anos e joguei em todas as categorias do clube, desde chupetinha até o profissional - disse o jogador.

- Acompanhava meu pai nos jogos em Olaria. Nos intervalos, entrava em campo para ficar chutando a bola com os outros meninos da minha idade. Cheguei no Vasco através do Andrey Ramos, que hoje joga no Coritiba. O pai dele me via jogando na rua com meus amigos no campo, enquanto rolava os intervalos dos jogos - completou Juan.

Na época, Andrey, que hoje joga no Coritiba, era treinado por Marco Aurélio no sub-6. Seu pai foi o responsável por indicar Juan para fazer um teste no Vasco.

Proposta e quase saída para a Ucrânia

No início ano passado, Vasco e Dnipro, da Ucrânia, estavam acertados para a transferência do jogador, mas a negociação recuou devido a guerra entre Ucrânia e Rússia. Em seguida, o clube carioca estendeu o contrato do jovem atacante até dezembro de 2024.

Com 20 anos, Juan está no limite da idade permitida para atuar nas categorias de base, por isso busca agarrar a última oportunidade que tem no sub-20 para continuar correspondendo e ser aproveitado no elenco profissional.

O bom momento do camisa 9 da base vascaína passa muito pela confiança de William Batista, atual treinador da equipe Sub-20, que trata Juan como um atleta interessante graças a sua polivalência e determinação em campo.

- O Juan é um atleta com muito potencial, com uma capacidade de desequilíbrio através de jogadas de um contra um e através do passe. Mas, como característica, o um contra um dele é uma ação muito forte. É um cara que entendeu que trabalhar muito, se esforçar no dia a dia e ser dedicado faz com que todo o potencial que ele tem se manifeste em performance e é isso que tem acontecido - disse o treinador, que ainda complementa:

- É um jogador que consegue jogar em três funções do meio para frente: de extremo, de meia e até de falso 9, como vem sendo utilizado. Ele joga muito bem em espaços pequenos, dentro do corredor central, que gera muita dúvida na linha defensiva do adversário. A gente fica feliz pelos números dele, esse bom momento na carreira é fruto de muito trabalho, muita dedicação e ele tem sido merecedor disso.

Com sete gols em sete partidas no Carioca Sub-20 e apenas nove jogos em 2023, Juan vive sua segunda temporada mais artilheira na curta carreira. Seu melhor momento foi em 2019, quando marcou oito gols em 31 jogos. No ano passado, vale lembrar, o artilheiro do Vasco na competição foi Eguinaldo, que em seguida subiu para o profissional e foi essencial na campanha do acesso na Série B.

Pelo Vasco, Juan também participou das conquistas do Carioca, da Copa do Brasil e da SuperCopa do Brasil Sub-20 em 2020.

Estreia no profissional

No início do ano, quando a equipe principal fazia uma pré-temporada nos Estados Unidos, Emílio Faro, treinador interino na época, comandou o time nos dois primeiros jogos do Campeonato Carioca. Para as partidas contra Madureira e Audax, o técnico contou com remanescentes do profissional que ficaram no Brasil e alguns garotos da base que fizeram suas estreias na categoria principal: Juan foi um deles.

O jovem atacante entrou no segundo tempo das duas partidas e ficou ao todo 20 minutos em campo. Pela próxima rodada do Carioca sub-20, o Vasco enfrenta o Botafogo, neste sábado, às 15h, no Estádio Nivaldo Pereira.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir