Categorias de base

Sub-20: Goleiro Cadu recebeu instruções sobre pênalti decisivo na Copinha

A disputa de pênaltis estava em 3 a 3 e o Vasco já havia desperdiçado uma cobrança. Atrás do gol, uma ensandecida torcida do Osasco Audax fazia pressão a favor do time da casa. Foi então que o zagueiro Ifeanyi caminhou para sua cobrança e, para surpresa geral dos presentes e dos telespectadores, tentou executar a chamada "cavadinha", que acabou sendo mal sucedida e com a bola nos braços do goleiro Cadu. 

Sorridente, o goleiro comemorou efusivamente e, ao passar por seu adversário, disse: "Eu falei! Eu falei!", relembrando ao defensor que, antes da cobrança, havia dito a ele : "Tu gosta de cavar, né?"

A previsão da ousada cobrança de Ifeanyi não foi por um acaso. Ela teve a ajuda do setor de análise de desempenho do Vasco, mais precisamente dos analistas Rennato Bennata, Pedro Henrique Vicente e Kaleb Lima, que já haviam alertado Cadu de que o zagueiro tinha batido desta maneira na fase anterior, contra o Ska Brasil, e em outros torneios do sub-20.

"Esse estudo para pegar os pênaltis é muito importante. O pessoal da análise de desempenho faz muito bem. Eles me forneceram um material. O Rennato, que está aqui na viagem, o Pedro e o Kaleb, que estão no Rio, e eu fui muito feliz. Todo um trabalho mental na hora também. A gente já sabe onde o batedor costuma cobrar e a gente tem que influenciar ele na hora. Na própria cavada, eu já sabia que ele fez no último jogo e mexi com a cabeça dele para ele bater da mesma forma", declarou Cadu, revelando sua tática.

Após defender a batida de Ifeanyi, o goleiro ainda pegou mais um e garantiu a classificação do Cruzmaltino para as oitavas de final da Copinha, onde enfrentará o São Paulo amanhã (17), às 20h, em São Caetano (SP).

E esta não foi a primeira vez que Cadu se tornou herói do Vasco em uma decisão na base. Na final da Supercopa do Brasil, em 2020, o goleiro também brilhou na disputa de pênaltis contra o Atlético-MG e garantiu o título para o Cruzmaltino.

"É verdade. Já tive a oportunidade de participar da decisão mais recente, da Supercopa, nos pênaltis, e acho que pra não perder a concentração é transferir toda a pressão e responsabilidade pro cobrador. Tentar se manter descontraído, confiante e jogar com a pressão da torcida a meu favor. Consegui fazer isso hoje e fui muito feliz no resultado", destacou.

Carioca do bairro da Tijuca, na Zona Norte (RJ), Cadu chegou ao Vasco em 2010, ainda para a categoria sub-7, e foi galgando etapas no Cruzmaltino até chegar ao sub-20. O goleiro de 18 anos tem passagens por Seleções Brasileiras de base e já treinou algumas vezes no profissional.

Fonte: UOL Esporte
  • Domingo, 15/05/2022 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Bahia Bahia 0
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quinta-feira, 19/05/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Guarani Guarani
    Campeonato Brasileiro - Série B Brinco de Ouro
  • Quinta-feira, 26/05/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Brusque Brusque
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quinta-feira, 02/06/2022 às 20h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Terça-feira, 07/06/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Náutico Náutico
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio dos Aflitos
  • A definir
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Londrina Londrina
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir