O Vasco segue apostando em seus talentos da base. Nesta semana, o lateral-direito Léo Araújo, de apenas 18 anos, treinou com a equipe principal. A presença dele acabou chamando a atenção por coincidir com sua recente renovação contratual.
A Agência RTI Esporte apurou que Léo Araújo assinou um novo vínculo com o clube até agosto de 2028. A multa rescisória estipulada no acordo impressiona: 60 milhões de euros (R$ 375,2 milhões, na cotação atual).
O valor mostra a confiança da diretoria vascaína no potencial do jogador, que tem se destacado nas categorias de base. Léo Araújo vinha sendo observado de perto pela comissão técnica e principalmente por Fernando Diniz.
Considerado uma das joias mais promissoras da geração, ele já vinha despertando interesse de clubes europeus. A blindagem contratual, portanto, tem como objetivo assegurar que o Vasco não perca mais uma revelação por valores abaixo do esperado.
Ainda segundo apurou a reportagem, a movimentação ocorre em um momento estratégico para o clube. Isso porque o departamento de futebol entende que, em breve, será inevitável a presença de Léo Araújo nos treinos regulares com os profissionais.
O Vasco aposta em um plano de desenvolvimento que combina treinos pontuais com a equipe principal e jogos regulares no sub-20. A expectativa é que, a partir de 2026, o lateral esteja pronto para integrar de vez o elenco principal.
Quais são os laterais do Vasco?
Antes de tudo, o técnico Fernando Diniz conta com três laterais direito no elenco do Vasco. Paulo Henrique, por exemplo, se tornou titular incontestável no time. Ele, aliás, chegou a figurar na pré-lista de convocados pelo técnico Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira.
O treinador, além dele, conta com Pumita Rodríguez. O uruguaio, inclusive, vem se destacando pela polivalência em campo. Afinal, o jogador vem sendo utilizado na esquerda. Paulinho, cria da base, é a terceira opção para o setor.