A partida entre Santos e Vasco, válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro sub-20, precisou ser paralisada por alguns minutos por uma acusação de injúria racial. O goleiro do time carioca, Phillipe Gabriel, disse ter sofrido ofensas racistas vindas de um setor das arquibancadas da Vila Belmiro, no jogo desta quarta-feira.
Jogadores de ambas as equipes chegaram a sair do gramado, mas retornaram após oito minutos de paralisação. O jogo terminou com vitória do time carioca por 2 a 1.
O caso ocorreu aos seis minutos da segunda etapa da partida, quando o goleiro Phillipe Gabriel reclamou que estaria sendo alvo de insultos racistas vindos da torcida do Santos. O árbitro Guilherme Francisco Maciel da Silva E Rosario recolheu a bola, paralisou a partida e realizou o sinal — braços cruzados em formato de "X" — que dá início ao protocolo antirracista global recomendado pela FIFA.
Por conta da acusação, os jogadores do Vasco conversaram com árbitro e chegaram a sair de campo e retornaram ao gramado aos 11 minutos. O jogo foi retomado apenas 13 minutos do segundo tempo da partida. Integrantes da torcida chegaram a conversar com alguns atletas no período e alegaram que havia ocorrido um mal entendido. A súmula da partida ainda não foi divulgada.
O Vasco venceu o Santos por 2 a 1, na Vila Belmiro, em Santos. Léo Jacó e GB marcaram para a equipe carioca e Gabriel Simples, de pênalti, diminuiu para o Peixe. Com o resultado, o Gigante da Colina subiu para a sexta posição, com 18 pontos. O Alvinegro da Vila permaneceu na 10 colocação, com 14 pontos.
Protocolo Global de Combate ao racismo no futebol
A CBF adotou, em todas suas competições, o protocolo Antirracista implementado pela Fifa. O procedimento de três etapas criou um gesto global contra o racismo no futebol. O gesto específico – os dois braços cruzados na altura dos punhos, com as mãos estendidas e os dedos esticados – deve ser feito pelos jogadores para avisar árbitros sobre insultos racistas. Atletas e oficiais devem comunicar ao árbitro por meio do gesto.
Saiba o que significa injúria racial
Injúria racial é um crime previsto no artigo 140, § 3º, do Código Penal Brasileiro, que consiste em ofender a honra de uma pessoa específica utilizando elementos referentes à sua raça, cor, etnia, religião ou origem.
A pena é de reclusão de 1 a 3 anos além de multa. Se cometida em meio público, a pena pode aumentar. Em 2023, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a injúria racial também se tornou imprescritível, assim como o racismo, ou seja, a vítima pode denunciar a qualquer tempo.